IMUNIZAÇÃO

Centro Municipal de Vacinação contra a Covid em São Luís é aberto nesta terça-feira (19)

O local foi escolhido para realizar a Iª fase de imunização e recebeu primeiramente os profissionais de saúde

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís.

Foi aberto na tarde desta terça-feira (19), o Centro Municipal de Vacinação contra a Covid em São Luís, localizado no MultiCenter Sebrae, no bairro Cohafuma. O local foi escolhido para realizar a Iª fase de imunização, e recebeu primeiramente os profissionais de saúde que estão em contato direto com o novo coronavírus.

Leia também:  Maioria dos casos de Covid-19 no estado são de mulheres, mas maior parte dos óbitos são homens

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís.

 

Durante a abertura, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Dr. Joel Nunes, afirmou que a escolha do local foi estratégica para atender a demanda com as doses já recebidas pela prefeitura, cujo alcançarão cerca de 13 mil pessoas na capital.

O prefeito ainda reitera que a partir desta quarta-feira (20) começará a vacinação de idosos com mais de 60 anos em instituições de longa permanência como asilos, estes serão vacinados nas próprias instituições com profissionais específicos para o atendimento.

O horário de funcionamento do Centro é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Braide destaca o processo do Plano Municipal de Vacinação:

“Como vínhamos dizendo desde o lançamento do Plano Municipal de Vacinação, iniciamos a imunização na nossa cidade assim que as doses das vacinas chegaram. Nossa previsão era começar na quarta-feira (20), mas felizmente conseguimos antecipar para hoje (19), trazendo uma dose de esperança para a nossa população. Inicialmente, estamos vacinando os profissionais da linha de frente da saúde, mas vamos aumentar nosso público-alvo e locais de vacinação à medida que mais doses da vacina forem chegando para podermos alcançar o maior número de pessoas possíveis”, explicou o prefeito.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís.

José Maria Lima, de 59 anos, é porteiro do hospital Socorrão II a mais de 20 anos e foi o primeiro a ser vacinado no Centro de Vacinação, ele sofre de hipertensão e não foi contaminado pela covid-19. Ele foi convidado para ser o primeiro como demonstração de acolhimento por parte das equipes, após receber a vacina, seu ‘Zé’ foi para casa sem efeitos adversos.

A partir de quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde – Semus, anunciará os próximos grupos dos profissionais de saúde a serem vacinados. Todas as ações do Plano Municipal de Vacinação seguem as diretrizes estipuladas pelo Ministério da Saúde em seu Plano Nacional de Imunização.

O Centro Municipal de Vacinação

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Joel Nunes, a meta é atender mais de 2 mil pessoas por dia no Centro, onde há a capacidade de vacinação de 200 pessoas por hora, e 16 guichês de atendimento para o registro e triagem das pessoas atendidas.

Aos profissionais de saúde que desejam se vacinar, devem levar uma declaração de serviço que comprove a atuação em áreas de urgência e emergência e que tenham contato direto com o novo coronavírus, além da carteira de identidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias