Operação em combate à poluição sonora realizou 153 prisões em São Luís
O objetivo dessas ações é de combater a poluição sonora na cidade, a qual ocorre em muitos dos casos por excesso de som automotivo
A operação denominada Harpócrates, iniciada no mês de agosto deste ano, realizou 153 prisões na capital maranhense, entre elas 48 ocorreram devido uso de som automotivo irregular e 105 por uso de escapamentos adulterados em motocicletas. A fiscalização foi realizada em pontos de São Luís, como por exemplo as praias do Meio, Olho D’Água e Araçagi e Avenida Jerônimo de Albuquerque.
O objetivo dessas ações é de combater a poluição sonora na cidade, a qual ocorre em muitos dos casos por excesso de som automotivo, que pode ser enquadrado como prática de crime ambiental (poluição sonora), de acordo com o artigo 54 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
A operação ocorreu sob coordenação do Ministério Público do Maranhão, em parceria com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte (de São Luís e de São José de Ribamar) e Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim).