O que é a Estrela de Belém? saiba como assistir a este evento raro
Se trata do alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno, parecendo serem uma estrela só
Cerca de 400 anos depois, a “Estrela de Belém” ressurge no ápice em pleno 2020, e o raro evento astronômico acontece nesta segunda-feira (21). Para quem não conhece, se trata do alinhamento visível dos planetas Júpiter e Saturno, parecendo serem uma estrela só.
Leia também: 92% das cartas foram apadrinhadas do Papai Noel dos Correios
Os dois maiores planetas do sistema solar e também dois dos corpos mais brilhantes do céu noturno, Júpiter e Saturno estarão no ápice da “aproximação” visível do céu terrestre e será possível observar a olho nu no céu noturno .O alinhamento estará tão próximo que será impossível distinguir os planetas a olho nu.
Este evento acontece em um período a cada 19,6 anos, e só teve a aproximação nesse nível pela última vez na idade média, em 1623, mas apesar disso, não pôde ser visto por estarem próximos à linha de visão do Sol.
Considerado pelos astrônomos como uma das mais impressionantes conjunções planetárias, a aproximação é conhecida como a “Grande Conjunção”, este ano o evento ganhou o nome de “Estrela de Belém”, devido à época de natal e a representação da estrela que guiou os três reis magos ao local do nascimento de Cristo
Como acontece?
Thiago Signorini, astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Coordenador da Sociedade Astronômica Brasileira, conta de maneira mais simples como o alinhamento acontece:
“Isso se deve ao movimento dos planetas ao redor do Sol. É como se estivéssemos em um carrossel, e os planetas estivessem em outros carrosséis que giram ao nosso redor, com velocidades diferentes. Eventualmente pode acontecer um alinhamento em que vemos um deles passar bem na frente do outro.” explica o astrônomo.
Dica para localizar a “Estrela de Belém”
O app “Star Chart“, disponível na Play Store e App Store, dos sistemas operacionais Android e iOS, mostra através da tela do celular ou tablet a localização de cada corpo celeste visível do céu, além das constelações e suas nomenclaturas. Esta é uma ótima opção para te ajudar a encontrar a “Estrela de Belém”.