Nova variante do coronavírus é encontrada pela primeira vez no Brasil
A variante já foi encontrada nos continentes europeu e asiático e indica ter maior potencial de transmissão que a anterior
A nova linhagem do novo coronavírus, também conhecido como Sars-CoV-2, foi identificada pela primeira em terras brasileiras. A Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica do Brasil e da América Latina, anunciou os resultados nesta quinta-feira (31). A variante já foi encontrada nos continentes europeu e asiático e indica ter maior potencial de transmissão que a anterior.
De acordo com um estudo realizado pelo Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), publicado no último dia 20, a variante 70% mais transmissível que a versão atual do vírus, ainda que não haja comprovações sobre seu índice de letalidade.
No entanto, também é indicado que essa versão do coronavírus não vá influenciar sobre as vacinas para combater a Covid-19 que estão sendo criadas e aprovadas por diversas empresas farmacêuticas ao redor do mundo.
Essa linhagem recentemente descoberta se difere da antiga versão, conhecida atualmente, devido mutações sofridas diretamente, principalmente no que diz respeito à proteína chamada spike.
Leia também: 44% dos casos confirmados por Covid-19 no Maranhão são homens