Identificado primeiro caso de superfungo letal no Brasil
O fungo se configura sendo resistente a medicamentos e foi datado o dia 7 de dezembro de 2020 pelo caso de um paciente em estado grave
Foi registrado no Brasil o primeiro caso suspeito do superfungo fatal chamado Candida auris. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta semana um alerta epidemiológico diante o registro dessa suspeita.
O fungo se configura sendo resistente a medicamentos e foi datado o dia 7 de dezembro de 2020 pelo caso de um paciente em estado grave, internado em UTI no estado da Bahia.
O Comunicado de Risco divulgado pela Anvisa em 2017, sobre as medidas de controle de infecção que devem ser implementadas nos serviços de saúde para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão hospitalar da infecção por influenza, deve ser seguido em situações como essa.
Leia mais: Comunicado de Risco – Relatos de surtos de Candida auris em serviços de saúde da América Latina
Dessa forma, será possível trabalhar contra a contaminação em massa através da disseminação desse fungo. A Anvisa notificou que uma força-tarefa nacional está sendo organizada para evitar/conter uma possível crise devido esse fungo.