CULTURA

Festival Kebrada 2020 é realizado de forma online; confira programação

Durante seis dias, o público poderá imergir na cultura das quebradas por meio da programação online, participando das oficinas, assistindo aos shows, conversas abertas e batalhas

Foto: Divulgação

O Festival Kebrada 2020, promovido pelo Centro Cultural Vale Maranhão, acontece este ano em versão online até 19 de dezembro, transmitido pelo canal do CCVM no YouTube. Na programação, atrações especialmente convidadas, como Thaíde, Jup do Bairro e Rico Dalasam. A cena local estará presente com artistas de várias gerações e estilos.

O festival abrange quatro elementos clássicos do Hip Hop (rap, dj, break e graffiti), trazendo 11 shows, 6 DJ´s, 6 oficinas, 7 grafiteiros, 2 conversas abertas e 4 batalhas (Passinho, MC, All Style e Bboy), em que artistas da dança e da rima competem com muita arte. A curadoria do Festival é de Jonas Pires, Glauciane Pires, MC Alcino e Costelo.

Para o diretor e coordenador artístico do CCVM, Gabriel Gutierrez, o festival é uma oportunidade de divulgar a qualidade das produções dos artistas do Maranhão, e ao mesmo tempo, falar sobre pautas sociais importantes como a diversidade e questões étnico-raciais.

Durante seis dias, o público poderá imergir na cultura das quebradas por meio da programação online, participando das oficinas, assistindo aos shows, conversas abertas e batalhas. A ideia é promover a troca entre artistas locais e convidados.  As batalhas, um dos momentos mais aguardados, irão acontecer em quatro dias da programação, sempre de 19h às 21h, transmitidas pelo Canal do YouTube do CCVM:  Passinho (16/12, 19) e BBoy  (17/12). No comando das pickups os DJ´s: DJ Johnny Jay (MA), Brunoso (MA), DJ Astro (MA) e Batida da Selva (Dj Juarez – MA). 

Shows

Por meio da Chamada Pública Festival Kebrada, oito artistas ou grupos maranhenses foram selecionados para se apresentar nas duas noites de show. Na primeira noite, 18/12, a partir de 19h30,  se apresentam Toada Groove – Preto Nando(MA), Corredor Polonês (MA), Renegados Anti-sistema (MA), Biodz (MA), e Cultura das das Quebradas 2020 (DJ Fabiano Sena – MA). Os artistas convidados, Jup do Bairro (SP) e Rico Dalasam (SP), encerram a programação do dia.

Os dois artistas paulistanos representam a Diversidade no Festival. A cantora e compositora, Jup do Bairro (SP), irá apresentar canções do seu primeiro  primeiro EP lançado este ano, Corpo sem Juízo,  projeto  que a colocou de vez na mira da música brasileira contemporânea, dando a ela o Prêmio de Revelação (Canal Multishow) e duas indicações no WME.

Rico Dalasam inaugurou, em 2014, a cena Queer Rap do Brasil. Em 2015, lançou seu primeiro trabalho, o EP Modo Diverso, reunindo seis músicas autorais que narram suas experiências de vida enquanto jovem, negro e gay, morador da periferia da Grande São Paulo. O artista apresentará músicas de seu Ep Dolores Dala Guardião do Alívio (2020) e composições inéditas.

A segunda noite de shows, dia 19/12, a partir das 19h30, traz Leozinho da Quebrada (MA), A Tríade (MA), Endiabrado (MA), Marco Gabriel (MA), DJ Dreadlock (MA), e Thaíde, finalizando  a série de shows do Festival. O paulistano e artista multimídia, Thaíde, um dos fundadores da cultura Hip Hop no Brasil, representando a velha escola, traz para o Kebrada Raps que marcaram seus 36 anos de carreira. Com 17 discos lançados no mercado, o rapper vem atravessando gerações, inovando e dialogando com as variadas vertentes da arte, sempre levando a cultura das quebradas, das periferias brasileiras junto com ele, seja para a TV, Rádio ou em podcasts.

Além disso, acontecerão duas Conversas Abertas: Hip Hop, Cultura das Ruas e Diversidade, com Jup do Bairro e Rico Dalasam, dia 18/12, de 18h às 19h, e A origem do Hip Hop, com Thaíde, dia 19/12, de 16h às 17h, vão debater sobre história e avanços do movimento Hip Hop no Brasil. A transmissão é pela Plataforma Zoom.

Tradição do festival, grafiteiros irão produzir um grande painel no Centro Cultural Vale Maranhão. Este ano a grafitagem será feita  por Edi Bruzaca, Gus, Jorge JIG, Cajú, WBS,  Railde e Alol Efco.

A programação completa do festival está disponível no site do CCVM e pode ser acompanhada em nossas redes sociais. Todas as atividades do festival são gratuitas.

As inscrições para as oficinas e Conversas Abertas estão disponíveis e os interessados em participar, devem enviar nome completo, telefone e nome da oficina e-ou batalhas que desejam se inscrever para o e-mail: contato@ccv-ma.org.br. As oficinas e Conversas Abertas serão transmitidas pela Plataforma Zoom.

Programação

SHOWS
Toada Groove – Preto Nando(MA) + Corredor Polonês (MA) + Renegados Anti-sistema (MA) + Biodz (MA) + Cultura das Quebradas 2020 (DJ Fabiano Sena – MA) + Jup do Bairro + Rico Dalasam – 18/12, a partir de 19h30

Leozinho da Quebrada (MA) + A Tríade (MA) + Endiabrado (MA) + Marco Gabriel (MA) + DJ Dreadlock (MA) + Thaíde – 19/12, a partir de 19h30

Conversas
HipHop, Cultura das Ruas e Diversidade, com Jup do Bairro e Rico Dalasam – 18/12, 18h às 19h

A origem do Hip Hop
, com Thaíde – 19/12, 16h às 17h
Graffiti
Edi Bruzaca + Gus + Jorge JIG + Cajú + WBS + Railde + Alol Efco

Oficinas

Produção de Videoclipes para Artistas Independentes, de Baixo Orçamento: Da Organização até o Lançamento, com Upsla (SP) – 16 e 17/12, 14h às 16h
Dança de Rua (Bboy), com Oton Salazar (MA) – dias 16 e 17/12, 17h às 18h30
Upcycling, estilo e visual, com Johnathan Johrdam (MA) – 16 e 17/12, 19h às 20h30

Passinho – 16/12, 19h às 21h
BBoy – 17/12, 19h às 21h
No comando dos DJ´s: DJ Johnny Jay (MA), Brunoso (MA), DJ Astro (MA), e Batida da Selva (Dj Juarez – MA)

Os shows e batalhas serão transmitidos pelo Canal do YouTube do CCVM.




VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias