DICA

Dieta da autofagia: benefícios do jejum para saúde

A dieta de autofagia é um padrão alimentar relacionado à longevidade e perda de peso. A palavra autofagia tem origem grega e significa “comer a si mesmo”

Reprodução

A dieta de autofagia é um padrão alimentar relacionado à longevidade e perda de peso. A palavra autofagia tem origem grega e significa “comer a si mesmo” e a autofagia celular é um processo em que as células “comem” partes de si mesmas – e, assim, realizam um detox e reciclam nutrientes. 

E isso acontece através de um jejum prolongado que estimula o seu sistema de desintoxicação, pode revitalizar as suas células. O corpo promove uma limpeza de estruturas celulares, que podem induzir doenças.

Leia também:

No ano de 2016, um cientista japonês Yoshinori  Ohsumi ganhou o Prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas sobre os mecanismos da autofagia. Apesar disso, a autofagia foi descoberta em 1960, mas o reconhecimento de sua importância só aconteceu nos anos 90 através das pesquisas do cientista japonês.

Diferente tipos de autofagia

  • Macroautofagia;
  • Microautofagia;
  • Autofagia mediada por chaperonas

Dentre os principais benefícios da autofagia ao corpo humano e à saúde está o combate ao câncer, doenças neurodegenerativas e outras doenças.

Mas agora você estar se perguntando como induzir a autofagia, não é mesmo? Bem, a autofagia é aumentada em resposta à privação de estresse ou nutrientes, ou seja, quando existe prática de jejum ou inanição. O jejum é uma boa ferramenta para impulsionar processos autofágicos!

Então, pensando nisso, separamos algumas questões sobre o jejum:

Quais os tipos de jejum?

Reprodução

Neste caso iremos citar três tipos de jejum:

  • 16: 8:  Neste modelo, coma de forma livre, sem contar calorias, durante oito horas do dia e faça jejum intermitente nas 16h restantes;
  • 5:2: Alimente-se normalmente cinco dias por semana e reduza para 20% as calorias diárias normais nos outros dois dias de “jejum”.
  • 14:10: esse método é semelhante ao método 16/8, mas nesse caso você jejua apenas 14 horas e come por 10, facilitando o acompanhamento.

Quanto tempo jejum faz efeito?

Não há dados científicos que especifiquem o número exato de horas jejuando necessário para que apresentem-se efeitos visíveis. Mas há especialistas que acreditam que o jejum diário de ao menos 13 horas gere consequências positivas na saúde de quem o pratica.

Foto: Reprodução

Quais alimentos não quebram jejum ?

Os alimentos que não quebram jejum são, em sua maioria, líquidos sem calorias, tais como:

  • água (com ou sem gás);
  • chás sem açúcar;
  • café sem açúcar e adoçante
Foto: Reprodução
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias