Conheça 3 benefícios da acerola para saúde
Pequena, mas gigante em benefícios, a acerola é o fruto do arbusto chamado aceroleira e é muito cultivado no Brasil
Pequena, mas gigante em benefícios, a acerola é o fruto do arbusto chamado aceroleira e é muito cultivado no Brasil. Há várias espécies de acerola e elas costumam frutificar de três a quatro vezes por ano.
As espécies cultivadas no Brasil são: sendo as caboclas, cerejas, apodi, frutacor, olivier e rubra, a mais cultivada no Brasil.
Algo muito interessante sobre a fruta é que ela pouco calórica, de acordo com a tabela TACO, cerca de 10 a 12 unidades compõem 100 gramas, com aproximadamente 33 calorias.
Leia também
3 frutas para manter a imunidade alta
Além disso, a acerola é rica em fósforo, ferro, magnésio, cálcio e manganês. Mas o grande destaque vai ao seu alto teor de vitamina C, em 100g de acerola chega a ter 1 grama de vitamina C. Isso equivale a um comprimido efervecente.
Pensando nisso, separamos cinco benefícios da acerola para saúde:
Sistema imunológico:
A ingestão regular de acerola pode ajudar no funcionamento do sistema imunológico. A fruta tem alta concentração de vitaminas A e C, chegando a superar a laranja na concentração de vitamina C. Se um adulto consumir 3 a 4 acerolas por dia, supre a necessidade diária de vitamina C.
Sistema digestivo:
Apesar de não ser uma fruta rica em fibras, ela pode ser utilizada no alívio de vários sintomas gastrointestinais. Tudo isso graças a alta concentração de aminoácidos presentes na acerola.
Antioxidante
A fruta possui alta concentração em flavonoides e antocianinas e por isso, é considerada um poderoso antioxidante. Além disso, também é um poderoso antiflamório natural, agindo contra a fadiga, esgotamento e estresse. Mas também pode ser utilizadas no tratamento de feridas, gripes e anemias.