Clarice Lispector: três livros mais populares da escritora
Nesta quinta-feira (10), Clarice Lispector comemoraria cem anos de vida. Lispector nasceu em Tchetchelnik, na Ucrânia
Nesta quinta-feira (10), a autora Clarice Lispector comemoraria cem anos de vida. Lispector nasceu no dia 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnik, na Ucrânia. Sobre a relação com a escrita, durante uma entrevista concedida a Tv Cultura ao jornalista Júlio Lerner, em 1977, Clarice afirma “eu comecei desde sempre, antes dos sete anos eu já inventava histórias. Inventei uma história que não acabava nunca”.
Leia também
- Lista de livros de romance para ler em 2020
- Bookstagram: Três perfis de maranhenses apaixonadas por livros
Ainda na entrevista, Clarice disse que ao começar a produzir tinha o único objetivo de apenas escrever. Apesar disso, a escritora se tornou uma das artistas mais relevantes da literatura brasileira. Em 1944 publicou seu primeiro livro, “Perto do coração selvagem”. Somente em 1960, após separar-se do marido, a escritora publica os primeiros contos que são conhecidos do grande público atualmente, tais como: Laços de Família, A Legião Estrangeira e A Paixão Segundo G. H..
Confira uma das últimas entrevistas de Clarice:
E para comemorar o centenário de Clarice Lispector, separamos três livros dela que merecem destaque:
- A hora da estrela
O livro lançado em 1977, é protagonizado por Macabéa, uma nordestina que trabalha como datilógrafa no Rio de Janeiro. Neste romance há a presença de um narrador fictício Rodrigo S.M, que relata a vida da jovem e seu jeito, rotina e manias.
O romance tornou-se um filme, veja o trailer.