Para garantir um espaço apropriado aos ciclistas de São Luís, ciclofaixas estão sendo criadas em diversos bairros da capital, como na Cohab (à extensão da Avenida Treze, entre as avenidas 4 e Joaquim Mochel) e Ponta D’Areia (na Avenida Dr. Jackson Kepler Lago).
Estão sendo implantadas sinalizações com placas e no solo das avenidas, nas laterais das pistas utilizadas por automóveis. As ciclofaixas serão permanentes a partir de sua implementação, sendo indicadas por faixas vermelhas e bordas brancas.

Foto: Reprodução 
Foto: Reprodução
Além das ciclofaixas, as ciclovias também são recursos implantados nas avenidas que tendem a facilitar a locomoção dos ciclistas na cidade, através da demarcação física como meio-o, mureta, grade e bloco de concreto.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que tem como objetivo de criar espaços para atividades esportivas e de lazer dentro da capital.