CHECAMOS

Uso de máscara aumenta CO2 no cérebro e altera a “flora oral”? Checamos!

Um homem que se intitulava médico alegou no vídeo que as máscaras poderiam gerar aumento de CO2 em nosso cérebro, além de alterações na flora bucal e desenvolvimento de disbiose intestinal

Foto: Reprodução

Viralizou nas mídias sociais um vídeo sobre problemas que o uso de máscaras poderiam causar na saúde das pessoas e que a Covid-19 seria equivalente à gripe. Um homem que se intitulava médico alegou no vídeo que as máscaras poderiam gerar aumento de CO2 em nosso cérebro, além de alterações na flora bucal e desenvolvimento de disbiose intestinal.

Foto: Reprodução

No entanto, essas informações são falsas. Primeiramente, o “médico” fala sobre o aumento da taxa de CO2 no cérebro (de 3%, de acordo com ele) e esse dado não condiz com a verdade, já que há estudos que comprovam que não há retenção de dióxido de carbono em razão do uso da máscara.

Um exemplo é a pesquisa feita pela Universidade de Miami que comprova essa questão. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) também apontam que as máscaras não causam danos à saúde.

Leia mais:

A disbiose intestinal que foi afirmada no vídeo que poderia ocorrer com o uso contínuo das máscaras também não é uma informação verdadeira. A alteração na flora oral não é comprovada cientificamente, já que não há um estudo sobre o assunto em específico.

No entanto, casos de disbiose intestinal foram relacionados às pessoas que foram contaminadas por Covid-19, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Tóquio, porém esse caso não tem relação com o uso das máscaras.

Leia mais: Disbiose intestinal e probióticos em COVID-19

Uma última alegação que constava no vídeo seria sobre a Covid-19 ser “a mesma coisa que gripe”. Porém o coronavírus pode causar inúmeros sintomas mais graves e diferenciados que uma gripe comum, como sintomas, taxa de incubação, transmissão e letalidade.

Leia também: Saiba quais são as semelhanças e diferenças entre COVID-19 e gripe

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias