Uso de máscara aumenta CO2 no cérebro e altera a “flora oral”? Checamos!
Um homem que se intitulava médico alegou no vídeo que as máscaras poderiam gerar aumento de CO2 em nosso cérebro, além de alterações na flora bucal e desenvolvimento de disbiose intestinal
Viralizou nas mídias sociais um vídeo sobre problemas que o uso de máscaras poderiam causar na saúde das pessoas e que a Covid-19 seria equivalente à gripe. Um homem que se intitulava médico alegou no vídeo que as máscaras poderiam gerar aumento de CO2 em nosso cérebro, além de alterações na flora bucal e desenvolvimento de disbiose intestinal.
No entanto, essas informações são falsas. Primeiramente, o “médico” fala sobre o aumento da taxa de CO2 no cérebro (de 3%, de acordo com ele) e esse dado não condiz com a verdade, já que há estudos que comprovam que não há retenção de dióxido de carbono em razão do uso da máscara.
Um exemplo é a pesquisa feita pela Universidade de Miami que comprova essa questão. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) também apontam que as máscaras não causam danos à saúde.
Leia mais: