Quatro pessoas são presas por envolvimento de furto de energia
Os principais suspeitos de furtar energia são grandes fazendas de irrigação
Quatro pessoas suspeitas de estarem envolvidas em crime de furto de energia foram presas em flagrante pela Polícia Civil durante a Operação Descontrole, deflagrada em duas etapas entre os dias 9 e 14 de novembro.
A operação é voltada para desarticular laboratórios de eletricistas e hackers no sul do Maranhão, alguns eletricistas que estariam manipulando os medidores de energia também estavam sob investigação
Além das prisões, oito transformadores de energia de alta voltagem foram apreendidos pela Polícia. Os principais estabelecimentos suspeitos de furtar energia são grandes fazendas de irrigação.
Como era feito o furto de energia?
Através de hackers e eletricistas, os estabelecimentos faziam desvios de energia e manipulação dos medidores de energia, pelo sistema de software nos quais os dispositivos utilizavam. Com os dados alterados, as contas de energia chegavam com o valor expressivamente mais baixo.
Operação Descontrole
Dividida em duas etapas distintas, a Operação Descontrole foi feita com o suporte da distribuidora de energia elétrica Equatorial Maranhão no fornecimento de dados e investigações.
A primeira etapa foi feita para realizar prisões e apreensões por transformadores clandestinos em funcionamento em Balsas. Já a segunda foi focada para detectar medidores adulterados em Imperatriz, Governador Edson Lobão e Açailândia.