ELEIÇÕES 2020

Mais de mil contas do Whatsapp são banidas após denúncias no TSE

O canal do TSE recebeu 4.759 denúncias, porém 129 foram desconsideradas por não estarem relacionadas às eleições

Sede do TSE. (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e WhatsApp anunciaram o banimento de mais de mil contas reportadas na plataforma de denúncias por suspeitas de disparos de mensagens em massa no aplicativo.

Durante o primeiro turno das eleições, no período de 27 de setembro a 15 de novembro, o canal do TSE recebeu 4.759 denúncias, porém 129 foram desconsideradas por não estarem relacionadas às eleições. Ao todo, 4.630 casos foram enviados ao WhatsApp para verificação de possível violação dos Termos de Serviço.

O WhatsApp identificou números duplicados e inválidos, das 3.236 contas válidas identificadas, 1.004 foram banidas por violação dos Termos de Serviço do aplicativo. Dentre as contas banidas, mais de 63% já tinham sido bloqueadas de forma automática pelo sistema de integridade do WhatsApp, antes mesmo de serem reportadas.

Além do canal de denúncias, a parceria entre o TSE e o WhatsApp também inclui outras três iniciativas: a criação do “Tira-dúvidas no WhatsApp” – um chatbot para facilitar o acesso dos eleitores a informações relevantes sobre as eleições.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias