ELEIÇÕES 2020

Eleições 2020: violência contra candidatos e pré-candidatos cresce

De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, o número é cinco vezes superior ao verificado nas eleições municipais anteriores, em 2016

Sede do TSE. (Foto: Reprodução)

De acordo com levantamento divulgado presidente do Tribunal Superior Eleitoral nesta terça-feira (24), o Brasil registrou, até novembro, 264 crimes de violência contra candidatos ou pré-candidatos às eleições municipais de 2020.

De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, o número é cinco vezes superior ao verificado nas eleições municipais anteriores, em 2016. Nesse ano foi contabilizado 46 crimes de violência contra candidatos.

Esse levantamento considerou violência ocorrida antes da confirmação das candidaturas, que ocorreu no final de setembro. As vítimas eram pessoas que afirmavam dispostas a concorrer nas eleições.

Apesar disso, a maioria dos crimes ocorreram após a confirmação das candidaturas, entre outubro e novembro foram registrados 67 casos, sendo 55 tentativas de homicídio contra candidatos e 12 candidatos assassinados.

Também foram incluídos casos de ameaça e lesão corporal contra candidatos e pré-candidatos às eleições municipais de 2020. Neste ano, o crime de ameaça foi o mais registrando, sendo 146 casos no total.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias