ELEIÇÕES 2020

Câmara de São Luís terá o primeiro mandato coletivo

Pela primeira vez a Câmara Municipal de São Luís terá um mandato coletivo, trata-se do coletivo Nós

Coletivo Nós, primeiro mandato coletivo da câmara municipal de São Luís. Foto: Reprodução

O primeiro turno das eleições municipais ocorreu no último domingo (15) e após a apuração das urnas  foi determinado os vereadores eleitos em São Luís para a legislatura 2021-2024. Nas eleições deste ano houveram três candidaturas coletivas em São Luís, em sua maioria, formadas por jovens.

Pela primeira vez a Câmara Municipal de São Luís terá um mandato coletivo, trata-se do coletivo Nós. O grupo é formado por militantes do PT, conta com seis pessoas: Jhonatan Soares, Flávia Almeida Reis, Delmar Matias, Eunice Costa, Maria Raimunda e Eni Ribeiro, que moram em bairros da zona rural e periféricos de São Luís. O grupo foi eleito com 2.110 votos.

Mas, o que é um mandato coletivo?

Bem, a legislação eleitoral não tem regras específicas para mandatos coletivos cada grupo escolhe uma pessoa para ser o candidato oficial, com nome e foto na urna eletrônica e para assumir o mandato em caso de vitória. Além disso, a pessoa escolhida é a única a ter direito de apresentar projetos de lei e discursar na tribuna. 

Esse tipo de modelo requer confiança entre os companheiros de chapa,  principalmente no que diz respeito a temas polêmicos, como a ocupação dos cargos em cada gabinete e o rateio dos salários. Cabe a cada coletivo estabelecer suas regras. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias