Eleições

Braide aprovou texto-base, mas reprovou anexos da minirreforma

Saiba mais sobre a votação da minirreforma trabalhista e da polêmica envolvendo o deputado Eduardo Braide

Foto: Reprodução

Recentemente, muito tem sido falado e veiculado a respeito do candidato do PODEMOS Eduardo Braide. A última polêmica, que envolveu também a equipe de O Imparcial, diz respeito a votação da MP da Liberdade Econômica, ou como ficou popularmente conhecida, minirreforma trabalhista em 2019.

Em suas mídias, o candidato Braide afirma que nunca votou contra o trabalhador, e usa como prova uma certidão de voto de deputado, da própria Câmara dos Deputados. Além disso, usa também uma imagem em seu site oficial, alegando ter sido contra a retirada de alguns direitos dos trabalhadores, confira a imagem abaixo:

Foto: Site do candidato Eduardo Braide referente ao dia 14/08/2019

Nós, da equipe O Imparcial, em nossa checagem, identificamos que no dia 14 de agosto foram votados alguns anexos em particular, referentes ao texto-base que foi aprovado no dia anterior, 13 de agosto de 2019. Entre os anexos votados no dia 14, estavam os artigos 68 e 70, que tratam sobre a jornada de trabalho aos domingos e feriados e sobre a remuneração em dobro com exceção dos dias em que o empregador ofertar uma folga compensatória.

Em nossa matéria anterior, fizemos a análise de como ele votou em toda a MPV Nº 881/2019, que se deu também no dia anterior, o dia 13 de agosto, e não apenas no dia 14 de agosto de 2019. Confira a nossa matéria. 

  • No dia 13 de agosto, o texto-base da MPV Nº 881/2019, foi aprovado. Entre os 9 deputados da bancada maranhense, 7 votaram sim, incluindo o deputado Braide.
  • No dia 14 de agosto, as medidas dos artigos 68 e 70, que tratavam sobre a jornada de trabalho aos domingos, feriados e sobre a remuneração em dobro sobre esses dias trabalhados, excluso quando o empregador ofertasse uma folga compensatória, foram votados. O deputado Braide votou não nesse dia.

A assessoria do candidato Braide, através de nota, solicitou que corrigíssemos algumas informações. A primeira delas sobre a assiduidade do deputado, já que em trecho destacado afirmamos que “o candidato alega que não esteve presente na sessão“, quando na verdade ele possui 100% de assiduidade em 2019 e 2020. A assiduidade pode ser conferida também no site da Câmara através do link: www.camara.leg.br/deputados/204552

A nota também solicitou a correção da informação de que o deputado votou a favor da reforma, o que não foi possível corrigir, pois como foi noticiado anteriormente e reiteramos agora, a votação do texto-base da minirreforma trabalhista se deu no dia 13 de agosto. Conforme verificado no Portal da Câmara dos Deputados, no link: Câmara aprova texto-base da MP da Liberdade Econômica. E conforme também a ata da votação, confira a imagem a baixo:

 

Tome nota: A discussão acerca de se a votação do dia 13 e a votação do dia 14 de agosto de 2019 é contrária ou favorável ao trabalhador não cabe ao veículo de informação O Imparcial, o nosso papel é o de noticiar o que realmente aconteceu e, enquanto veículo responsável de informação, realizar a checagem do que é do interesse público. O foco da matéria é como votou o deputado na MPV Nº 881/2019, nos dias 13 e 14 de agosto de 2019.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias