Vacina chinesa matou mais de 2 mil voluntários e altera o DNA das pessoas? Checamos!
A publicação afirmava que além das mortes, a Coronavac também seria capaz de alterar o DNA das pessoas
Viralizou nas mídias digitais publicações alegando que a vacina contra Covid-19, criada pela empresa chinesa Sinovac, teria matado mais de 2 mil pessoas. Além disso, a publicação também afirma que a vacina altera o DNA de quem a recebe e traz efeitos colaterais graves.
No entanto, essa informação é falsa. O Instituto Butantan informou que os efeitos das pessoas que testaram a vacina até agora não foram reações graves.
Informações que constam no site da empresa Sinovac que não houve efeitos adversos graves nos mais de 700 voluntários que participaram das primeiras duas etapas de teste da vacina. Principalmente no que diz respeito a mortes, alegadas na publicação sobre haver 2034 óbitos.
Leita também:
Sobre as alterações no DNA das pessoas, esse boato não se configura como verdadeira, pois o vírus pelo qual a Coronavac está sendo desenvolvida está inativo, visto como morto, de acordo com banner divulgado pelo Instituo Butantan.
Essa é uma técnica antiga e comumente utilizada na criação de vacinas, já que ao ingerir a vacina, a pessoa cria mecanismos de defesa contra o vírus.