TECNOLOGIA

Salvar senhas no Google Chrome é seguro?

Apesar dos serviços e mecanismos de segurança oferecidos pelos mais variados sites e navegadores como a criptografia e afins, é preciso muita cautela na web

Foto: Reprodução.

Diante de tantos cibercrimes, hackers e vírus, o receio de usar o recurso de salvar senhas é sim justificável. Apesar dos serviços e mecanismos de segurança oferecidos pelos mais variados sites e navegadores como a criptografia e afins, é preciso muita cautela na web.

O recurso é útil, facilita a vida dos usuários e funciona perfeitamente, isto é fato, porém que garantia se tem de que seus dados estarão 100% protegidos? Veja a seguir se vale ou não a pena utilizar a ferramenta.

Ao utilizar uma senha em um site no Google Chrome, o navegador pergunta se você deseja salvar a senha caso queria fazer o login sem precisar colocá-la novamente. Aceitando a opção, você terá mais facilidade e economizará tempo ao fazer logins.

Sincronizando a conta do Google com a opção, as senhas ficarão disponíveis em seus dispositivos que tenham sua conta conectada, fator que ajuda a solucionar o problema de quando você esquece a senha de alguma conta.

Ainda assim, é possível visualizar as senhas salvas no chrome através do computador. Vá até o canto superior direito e clique em “configurações” e depois em “senhas”. Através da configuração você pode excluir ou visualizar as senhas salvas.

A segurança do navegador utiliza da criptografia no banco de dados e é usada apenas no navegador do Google Chrome, ou seja, o conteúdo não pode ser acessado por outro software.

Para assegurar os dados, as informações só podem ser descriptografadas pelo usuário do sistema operacional que estava utilizando o navegador no momento de salvamento da senhas.

O perigo se encontra caso algum ciber criminoso acesse fisicamente o computador, por exemplo em uma lanhouse ou local de trabalho, através das configurações do próprio navegador, desta forma ele pode obter as informações e exportá-las para uso malicioso.

Vale a pena ou não?

Imagem: Reprodução.As circunstâncias de segurança do salvamento no computador são relativas, ou seja, depende do quão seguro é o acesso ao seu dispositivo. Se você é o único que acessa ou apenas sua família, talvez não seja um problema.

Entretanto se você utiliza um computador cujo você não é o único que tem acesso, e outras pessoas também utilizam, como no local de trabalho, não é recomendável.

De todo modo, o sugerível é que senhas de bancos e conta que você não deseja que tenham acesso, não sejam salvas no navegador, de todo modo haverá mais proteção e não estará sujeita a exposição.

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias