CHECAMOS

Medicamentos, alimentação de ovo e alcalinos previnem contra a Covid-19? Checamos!

As publicações eram sobre prevenção e combate ao contágio da Covid-19 através do o consumo de alimentos em alta temperatura (como ovos), exposição à luz solar e alimentação com alcalinos

(Foto: Reprodução/OMS)

Viralizaram nas mídias sociais, publicações sobre prevenção e combate ao contágio da Covid-19, as quais envolviam o consumo de alimentos em alta temperatura (como ovos), exposição à luz solar e alimentação de comidas alcalinas.

Foto: Reprodução
No entanto, essas informações são falsas. Ainda não há remédios que combatam comprovadamente a Covid-19 em casos de pacientes afetados de forma leve; apenas um remédio tem ação contra a doença em seu tratamento de casos mais graves, a dexametasona aplicada em pessoas hospitalizadas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Um segundo ponto comentado na publicação é de que a Covid-19 se liga ao oxigênio, o que também é falso, já que a Covid-19 em si não é um vírus e sim o nome da doença. O vírus se chama SARS-Cov-2 e este causa danos às células, por isso o oxigênio pode se tornar dificultoso.

Leia mais: Imagens mostram coronavírus Sars-CoV-2 “matando” célula humana

Assim como medicamentos, os alimentos citados em específico também não possuem comprovação de sua eficácia diante a Covid-19, da mesma forma, não há estudos sobre a doença ser “imune a organismos com um PH maior que 5,5”.

Por último, a luz solar também não destrói o vírus de maneira geral. Apesar de um estudo sobre o caso ter sido publicado, este se trata apenas de situações em que o vírus está preso em um determinado ambiente. A própria OMS já publicou em seu site a respeito do assunto.

Leia mais:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias