ESPORTES

Febre na Ilha: Conheça tudo sobre o Futmesa

Após a flexibilização de atividades e liberação de espaços, jogos na praia, por exemplo se tornaram rotineiros para muitos ludovicenses

A popularidade dos jogos recreativos tem crescido em São Luís, período onde a pandemia gerou uma onda de isolamento social e alavancou o nível de sedentarismo das pessoas. Após a flexibilização de atividades e liberação de espaços, jogos na praia, por exemplo se tornaram rotineiros para muitos ludovicenses.

Futmesa na praia. Foto: O Globo.

O destaque da vez vai para o Teqball, conhecido também como futmesa ou mesabol, um esporte que consiste, basicamente, na união do futebol com o tênis de mesa.

História e competições

Criado em 2014, é um esporte um tanto recente, sua popularidade começou a fluir após ser incluído nos Jogos Africanos de Praia. Apesar de ter conquistado brincantes e esportistas do mundo inteiro, o teqball não faz parte dos jogos olímpicos e busca ser incluído.

Existe ainda a Copa do Mundo de Teqball, realizada pela primeira vez em 2017 com mais de 20 nações participantes. Além disso ela é organizada pela Federação Internacional de Teqball (FITEQ). A competição se apresenta em atividades simples e duplas, com a participação de homens e mulheres juntos.

Em 2018, 90 competidores se reuniram para disputar o campeonato em dois dias, 12 e 13 de outubro em Reims, na França. A ser incluído pela primeira vez em jogos oficiais, o Teqball fez parte dos Jogos Africanos de Praia, sediado em Sal, no Cabo Verde em julho de 2019 onde o Camarões foi campeão.

Neymar praticando teqball. Foto: Marcos Ribolli.

Como funciona o Futmesa?

Mesa do Teqball. Foto: Reprodução.

O esporte Futmesa é praticado em uma mesa que pode ser curva ou não e com uma bola parecida com a usada no futebol. Semelhante ao tênis de mesa, o objetivo é acertar a bola com qualquer parte do corpo menos as mãos no campo adversário e fazer os pontos.

Onde jogar?

Em São Luís o futmesa tem se tornado cada vez mais comum, a Praia da Ponta d’Areia e o Sport Village são locais ideias para a prática do esporte. Reúna os amigos e embarque nessa vibe!

Praia da Ponta d’Areia. Foto: Reprodução

 

 

 

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias