CULTURA

Concerto mediativo e culinária indiana serão destaque cultural no domingo

Na opor­tu­ni­da­de acon­te­ce­rá uma pa­les­tra “Di­e­ta ali­men­tar na vi­são Ayurveda” com Ro­dri­go Ma­fra que vai ex­pli­car pa­ra os par­ti­ci­pan­tes do even­to os be­ne­fí­ci­os da me­di­ci­na ayurvédica

Foto: Reprodução.

São Luís se­rá pal­co nes­te do­min­go (4) do “Con­cer­to Me­di­ta­ti­vo e Cu­li­ná­ria In­di­a­na” que con­ta­rá com a par­ti­ci­pa­ção dos mú­si­cos: He­le­no Mar­tins, Pau­lo So­cha e Mar­cos Ara­nha que to­ca­rão com­po­si­ções que te­rão co­mo ba­se gon­gos, ta­ças ti­be­ta­nas, ka­lim­bas e ou­tros ins­tru­men­tos. O evento acon­te­ce­rá no Ca­sa Ver­de Es­pa­ço Ho­lís­ti­co.

Na opor­tu­ni­da­de acon­te­ce­rá uma pa­les­tra “Di­e­ta ali­men­tar na vi­são Ayurveda” com Ro­dri­go Ma­fra que vai ex­pli­car pa­ra os par­ti­ci­pan­tes do even­to os be­ne­fí­ci­os da me­di­ci­na ayurvédica, ou Ayurveda pa­ra os ín­ti­mos, que é uma te­ra­pia mi­le­nar in­di­a­na, que re­mon­ta anos e anos de es­tu­dos e prá­ti­cas no sub­con­ti­nen­te in­di­a­no.

Pa­ra se ter uma no­ção, quem es­tu­da a fun­do o Ayurveda lá na Ín­dia tem que sa­ber sâns­cri­to, por­que os prin­ci­pais li­vros an­ti­gos des­sa Me­di­ci­na ain­da es­tão na lín­gua an­ces­tral. Pa­ra que não sa­be a Ayurveda vem do sâns­cri­to: ayus sig­ni­fi­ca vi­da (en­ten­den­do a vi­da co­mo uma com­bi­na­ção de cor­po, ór­gãos dos sen­ti­dos, men­te e al­ma), en­quan­to ve­da sig­ni­fi­ca co­nhe­ci­men­to.

Ou se­ja o Ayurveda é na­da mais, na­da me­nos que o co­nhe­ci­men­to, ou sa­ber, da nos­sa vi­da hu­ma­na. O even­to con­ta­rá ain­da com a de­gus­ta­ção de lan­che ve­ge­ta­ri­a­no: sa­bo­res da Ín­dia pre­pa­ra­dos pe­lo chef Go­pa Ku­ma­ra. Go­pa é au­tor de pra­tos ve­ge­ta­ri­a­nos e ve­ga­nos pre­mi­a­dos.

O  ex-mon­ge, é pro­fis­si­o­nal há 25 anos e Mem­bro da As­so­ci­a­ção Ma­ra­nhen­se de Ar­te­sãos Cu­li­ná­ri­os (AMAC), Go­pa fi­cou em 3º lu­gar no En­chefs no ano de 2017 . Em 2018, ga­nhou o con­cur­so em pri­mei­ro lu­gar, o que o tor­nou um dos re­pre­sen­tan­tes do es­ta­do que dis­pu­tou o prê­mio Dól­mã, um dos mais im­por­tan­tes na área de gas­tro­no­mia do Bra­sil.

O “Con­cer­to Me­di­ta­ti­vo e Cu­li­ná­ria In­di­a­na” acon­te­ce­rá no Ca­sa Ver­de Es­pa­ço Ho­lís­ti­co e as va­gas pa­ra o even­to são li­mi­ta­das e po­dem ser fei­tas pe­lo 98891-3638.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias