OPERAÇÃO QUARTO FELIZ

Ex-prefeito e prefeito de Governador Nunes Freire são alvos de operação

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (15)

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (15), foi realizada a Operação Quarto Feliz. A ação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, Governador Nunes Freire, Santa Helena, Turilândia e Zé Doca.

A operação é fruto de investigação instaurada para averiguar práticas de crimes ocorridas no município de Governador Nunes Freire, entre 2013 e 2016, na gestão do ex-prefeito Marcel Everton Dantas da Silva, conhecido como Marcel Curió.

Além de Marcel, foram alvos da operação o atual prefeito do município, Josimar Alves de Oliveira; o candidato a prefeito de Turilândia Paulo Dantas Silva Neto, o Paulo Curió, irmão de Marcel; três vereadores e secretários municipais de Governador Nunes Freire, dentre outros investigados.

Nas buscas realizadas nos endereços residenciais dos investigados e em uma das empresas, foram apreendidos documentos, veículos de luxo, 30 mil reais em cheques, computadores, tablets, celulares e notebooks.

Material apreendido na operação. Foto: Divulgação MPMA

De acordo com o MPMA, ainda foi apreendido 9 mil reais em espécie na casa do ex-secretário de educação do município de Governador Nunes Freire, João Marinho, além de um cheque nominal no valor de 400 mil reais na casa do atual prefeito  em nome do atual secretário municipal de finanças.

Ainda segundo o MP/MA, o secretário de financias foi conduzido à delegacia por ter assumido a propriedade de substância entorpecente encontrada na casa do prefeito de Governador Nunes Freire, local em que estava no momento da busca. Além disso, na operação duas pessoas foram presas por posse ilegal de arma.

A Promotoria de Santa Helena, ainda relata que na casa de um empresário, proprietário de um laboratório na cidade de Turilândia, foram apreendidos 16.800 reais em espécie, cinco aparelhos celulares, dois computadores, um veículo Corola e vários documentos. Além disso, na sede de outras duas empresas foram apreendidos 13 mil reais em espécie, além de 5 veículos, sendo um Camaro, um jet ski, uma caixa com 24 relógios e joias.

Investigações

A Investigação busca apurar contratações milionárias, decorrentes de procedimentos licitatórios firmado entre a Prefeita de Governador Nunes Freire e as três empresas da região.

De acordo com o MPMA, o esquema era operado a partir do uso das empresas de fachadas que não possuíam uma garantia de valor e atividade comercial efetiva para firmar contratos com a prefeitura.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias