Empreendimentos e condomínios são investigados por poluição de praia
“Língua negra” na praia do calhau aponta possíveis responsáveis para contaminação do Rio Calhau que desagua diretamente no mar
Há algumas semanas foi registrado o deságue de águas de coloração escura e de mal odor, identificada como “língua negra” na praia do calhau. O caso gerou revolta nas redes sociais e mobilizou uma ação de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).
A SEMA apontou que a origem da contaminação deve-se à liberação de esgoto direta no Rio Calhau, que desagua no mar. Segundo informações, empreendimentos e condomínios dos entornos da orla marítima de São Luís são alvos da operação, que será permanente e irá fiscalizar poluição por esgoto e outras situações de prejuízos ambientais.
De acordo com os dados obtidos nas investigações, o ponto de lançamento de esgoto in natura se localiza numa galeria pluvial entre a Avenida dos Holandeses e a foz do rio. O representante da SEMA afirma que a galeria passa por baixo de um shopping e um condomínio, e ao unir com o rio, a coloração escureceu.
Em primeiro plano, a Secretaria afirma ter adotado as providências cabíveis na situação, notificando e fazendo a cobrança da autorização e documentação legal. Foram vários empreendimentos e condomínios fiscalizados ao longo da extensão do rio nas proximidades da galeria. O trabalho de vistorias será ampliado futuramente para os rios Jaguarema e Claro.
Falta de estação de tratamento de esgoto, falta de licenciamento e regularização e falta de pontos adequados para lançamento de afluentes são os casos encontrados nas vistorias. Caso os estabelecimentos não cumpram com a regularização das advertências dentro do prazo estabelecido pela SEMA, poderão pagar entre R$ 500,00 a R$ 50 milhões.
Entenda o caso
Semanas atrás foi registrado o deságue do Rio Calhau na Praia do Calhau, em São Luís. A ação natural, cujo fluxo do rio termina no mar, é diretamente influenciada pela contaminação extrema e contribui para a poluição das praias da ilha.
Desta vez, com uma coloração escura e mau odor, o rio pode estar sendo alvo de despejo de contaminantes e dejetos por um estabelecimento que está em construção, localizado na Avenida dos Holandeses.
De acordo com informações de pessoas que presenciam o ato, o despejo de água suja é feito por três canos e acontece diariamente durante o fim da tarde. Apesar das suspeitas, ainda não foi confirmado que este estabelecimento é o real responsável pela situação do rio.
Diante das denúncias, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), informou que a Superintendência de Recursos Hídricos juntamente com a Superintendência de Fiscalização e de Monitoramento foram acionadas para realizar vistorias na região das praias e bacias. Além disso uma equipe fará a verificação na localidade do estabelecimento.
Uma água escura, de odor incômodo, que aparentemente parece ser esgoto, percorre uma extensa faixa de areia até se encontrar com o mar. Essa cena é uma velha conhecida do Rio Calhau, nas proximidades do Parquinho da Litorânea. E nesta semana o flagrante se repete.
Um líquido de cor preta que deságua na Praia de São Marcos tem sido motivo de preocupação e indignação de banhistas e ambientalistas preocupados com a preservação das praias de São Luís. O Rio Calhau é localizado em uma área urbana. Corta diversos condomínios localizados na região. E está localizado numa das praias mais movimentadas da cidade.
Ainda não se sabe que tipo de poluição tem deixado o rio nessas condições e nem tampouco os impactos ao meio ambiente. Essas perguntas serão respondidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Ela foi acionada após um vídeo que mostra a poluição na área viralizar via Whatsapp. E mandou testar a água.
De acordo com a Sema, um teste foi feito na última segunda-feira (14), mas o resultado ainda não foi concluído. Uma equipe vai juntamente com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) fazer um outro teste na tarde desta terça-feira (15) e será verificado também a origem do problema.
O vídeo
Um vídeo tem circulado na internet sobre o despejo de resíduos na praia de São Marcos. Na ocasião um pescador esportivo, conhecido como Giovanni Trevisan, mostra aparentemente um esgoto que começa no sentido do parquinho da Litorânea e vai de encontro ao mar.
Durante o vídeo o Giovanni se mostra bastante preocupado com a situação. O pescador mostra um peixe Robalo, onde afirma que é uma espécie muito resistente a qualquer tipo de poluição, mas estava morto.
“Tinham por volta de 10 peixes mortos em todo o local e água indo direto ao mar, resolvi então gravar o vídeo pra denunciar e tentar mostrar para a população o que estava acontecendo ali. E um fato engraçado, foi que os bombeiros colocaram uma placa de Perigo logo ao lado do esgoto que jorrava ao mar, para sinalizar os banhistas para não pisarem naquela água que jorrava”, comentou o pescador.
Praias estão impróprias
Segundo a Caema, foi informado que vai ser apurado as reais causas do despejo irregular de esgoto no Rio Calhau e tomar as providências cabíveis.
Todo despejo de esgoto só contribuiu com que as praias continuem impróprias para banho. De acordo o último laudo de balneabilidade das praias divulgado pela Sema na última sexta-feira (11), todos os 22 pontos onde foram coletadas amostras, estão impróprios para banho.
Foram coletadas e analisadas as amostras nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Confira a lista de praias impróprias para banho
Praia da Ponta D’ areia
– Ao lado do Espigão Ponta D’ Areia
– Em frente ao Cond. Jardins de Bordaux
– Em frente a Praça de Apoio ao Banhista
Praia Ponta do Farol
– Em frente ao Farol
Praia de São Marcos
– Em frente aos Bares do Chefe e Desfrute
– Em frente ao Agrup. Batalhão do Mar
– Em frente ao Heliporto
– Em frente à Banca de Jornal
Praia do Calhau
– Em frente à Elevatória da Caema
– Em frente a Pousada Vela Mar
– Em frente à Pousada Suíça
Praia do Olho d’Água
– Em frente à descida da rua São Geraldo
– Á direita da Elevatória Iemanjá
– Em frente à casa com pirâmides no teto, antes da falésia
Praia do Meio
– Em frente ao Kactus Bar
– Em frente ao Bar do Capiau 2
Praia do Araçagy
-Em frente a descida principal do Araçagi
– Em frente ao Bar da Atalaia
Praia olho de Porco
– Em frente ao Bar Rainha
– Em frente ao Las Vegas Bar
Praia do Mangue Seco
– Última Barraca antes do Mangue
– Entre a Barraca da Val e Barraca do Sr. Pedro