Dia Nacional do Trânsito: Acidentes causam mais mortes que crimes violentos
Maranhão é o quinto colocado no Brasil por mortes fatais no trânsito
Celebrado nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito vem para conscientizar os condutores sobre um trânsito mais responsável, normas de segurança e dirigibilidade nas vias. Apesar da data e o que ela representa, ela também serve de alerta para uma dura realidade, um alto índice de acidentes e mortes fatais registradas em todo o Brasil.
O dia foi criado em respeito e reforço à ideia de segurança e eficiência às novas leis regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro de 1997. O Código substituiu leis ultrapassadas e pouco eficazes que estavam em vigor na década de 1990. Com a evolução acelerada e a chegada e criação de mais veículos, era necessário que novas leis pudessem assegurar e ordenar o trânsito no país.
Alto índice de acidentes e mortes no Maranhão
Pela comparação entre indenizações por acidentes fatais pagas pelo Seguro DPVAT e os dados da Secretraria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o estado do Maranhão ocupa a quinta posição dentre os 10 estados cujo têm mais mortes por acidentes do que por crimes violentos, como homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Com uma diferença de 403 casos, o Maranhão registrou 1.886 mil seguros pagos ao DPVAT, diante das 1.483 mil mortes por crimes violentos. Número este que assusta devido aos constantes acidentes que ocorrem no estado, sendo a maioria deles por falhas dos condutores. Diante dos 1.886 seguros pagos ao DPVAT, 73% eram de acidentes envolvendo motocicletas.
Quais as principais leis de trânsito que temos?
É sempre bom lembrar que para um bom trânsito é necessário um bom comportamento por parte dos condutores. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes de trânsito são por parte de falhas humanas, por isso o alerta para a atenção dobrada ao conduzir um veículo. Os outros 10% se distribuem entre falta de sinalização e má condição das vias, e falhas mecânicas. Veja a seguir as principais leis que asseguram um trânsito mais sólido.
1 – Cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros
2 – Crianças devem ser transportadas com equipamentos de proteção
3 – Dirigir embriagado é crime
4 – Bicicleta também é considerado um veículo
5 – Limites de velocidade precisam ser respeitados
6 – O uso de celular é proibido ao volante
Neste Dia Nacional do Trânsito, reveja seus conceitos como condutor (a) e contribua para um trânsito mais seguro.