Pré-candidatos falam sobre polêmica de proposta supostamente copiada
Yglésio Moysés (PROS) chegou a acusar Rubens Júnior (PCdoB) de “usurpar” ideia para programa de renda básica infantil
O deputado estadual Yglésio Moysés (PROS), pré-candidato a prefeito de São Luís, e o deputado federal licenciado Rubens Júnior, pré-candidato do PCdoB para o mesmo cargo, falaram a O Imparcial sobre a polêmica do projeto de renda básica para crianças de 0 a 6 anos, que, segundo Yglésio, teria sido supostamente copiado por Rubens Júnior.
Segundo Yglésio, sua proposta, chamada de Papi – Programa de Apoio à Primeira Infância, passou por mais de três meses de discussão e prevê que cada família com crianças de 0 a 6 anos receba até R$ 200, além de incentivar o acesso à saúde e à educação das crianças e suas mães.
“Enquanto, nós conversamos com especialistas, mães, ONGs e fomos até a Prefeitura para conversar com os técnicos e entender os impactos para propor um valor possível de ser executado, ele [Rubens Júnior] fez um vídeo de um minuto explicando o Papi com outro nome”, afirma Yglésio – a proposta foi postada em seu perfil no Instagram na noite de 24 de agosto. Segundo a assessoria de Yglésio, após ele divulgar detalhes de sua proposta, Rubens Júnior teria divulgado as mesmas informações.
Do outro lado, na manhã de 24 de agosto, Rubens Júnior publicou em seu perfil no Twitter um vídeo sobre a proposta da Renda Criança, um auxílio que seria no valor de R$ 100 para cada família carente com criança de 0 a 6 anos que estude na rede pública escolar e tenha a carteira de vacinação em dia.
Segundo Rubens Júnior, a Renda Criança foi discutida inicialmente em dezembro de 2019, logo no lançamento de sua pré-candidatura. Em 17 de junho de 2020, ele falou sobre a ideia no Twitter e no dia 7 de julho foi realizada a Plenária da Primeira Infância, transmitida ao vivo no Facebook. No dia 7 de agosto, a Renda Criança foi apresentada novamente entre as 100 propostas para São Luís de Rubens Júnior. “Desde dezembro, debato a Primeira Infância e desde junho propus a criação de uma renda infantil”, publicou Rubens em resposta a Yglésio. “Todas essas propostas são frutos de um debate de mais de sete meses com a população”, afirmou o pré-candidato a O Imparcial.
Já Yglésio afirma que vem discutindo sua proposta há mais de três meses. Ele também informou pelo Twitter que havia protocolado o Papi no dia 18 de agosto na Assembleia para “resguardar sua autoria”. Na segunda-feira, 24 de agosto, Yglésio Moysés acusou Rubens de “usurpar” ideia de sua autoria voltada para a primeira infância.
“Quando falo em usurpar, não me refiro à atenção dada à primeira infância. Ficamos felizes que todos os pré-candidatos deem essa atenção, que olhem com carinho pra ela”, disse Yglésio. No entanto, acho um desrespeito com as pessoas que desenvolveram comigo esse projeto, incluindo mães e profissionais consultadas. Logo após o lançamento do nosso programa, ele vem lançar uma cópia, não se deu ao trabalho de mudar nem os centavos”, afirma o pré-candidato do PROS.