Orgulho LGBTQI+: Saiba o significado das cores da bandeira
Composta por seis cores, cada uma tem um significado especial
A celebração do Dia do Orgulho LGBTQI+, comemorado anualmente todo 28 de junho, é um marco importante na história que reivindica o respeito à diversidade sexual e de gênero. Quando se fala em um símbolo e bandeira que remetam a comunidade LGBTQI+, logo se pensa na bandeira do arco-íris, desenvolvida pelo designer Gilbert Baker, em 1978. Mas você sabe o significado das cores dela?
Leia também: Paradas virtuais celebram Dia do Orgulho LGBTI no Brasil e no mundo
O designer se inspirou nas faixas da bandeira dos EUA, nas cores da Revolução Francesa e, principalmente, na Bandeira da Raça Humana, utilizada pelos hippies em caminhadas pela paz, no fim da década de 1960. A primeira bandeira arco-íris era composta por oito cores para representar aspectos importantes que envolviam a formação do movimento. No entanto, atualmente, o símbolo é composto apenas por seis cores, sendo elas:
- Vermelho – a vida;
- Laranja – a cura;
- Amarelo – a luz e/ou sol;
- Verde – a natureza;
- Azul – a serenidade e a harmonia;
- Violeta – o espírito.
Sigla
- L – lésbica;
- G – gay;
- B – bissexual;
- T – travestis, transexuais e transgêneros;
- Q – questionando ou queer;
- I – intersexuais;
- A – assexuais;
- + – representa todas as letras que se encaixam no movimento, que na versão extendida seria LGBTT2QQIAAP. Também é possível encontrar a versão mais curta como LGBTQIAP+, com a letra P representando os pansexuais.