Veja mitos e verdades sobre o SUS
A rede que compõe o Sistema Único de Saúde é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, que abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
A rede pública é a materialização de um dos direitos garantidos pela Constituição de 1988: o direito à saúde como um “dever do Estado”. E, apesar de muitas vezes ser lembrado pelos seus defeitos, o SUS é muito maior e mais abrangente do que se imagina.
Veja mitos e verdades sobre o SUS:
O SUS é totalmente ineficaz
Mito. O sistema de saúde universal brasileiro enfrenta diversos desafios e problemas, mas oferece inúmeros serviços e tratamentos que começam em campanhas de prevenção e vão até o tratamento completamente gratuito que seria absurdamente caro se realizado no sistema privado.