Saiba como ocorreu a Abolição da Escravatura Brasileira
O dia 13 de maio é um dos dias mais marcantes da história do Brasil
O dia 13 de maio de 1888 foi marcado pela abolição da escravatura que determinou o fim da escravização dos negros no Brasil. A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel. A abolição da escravatura foi a conclusão de uma campanha popular que pressionou o Império para que a instituição da escravidão fosse abolida de nosso país.
No entanto, a abolição da escravatura no Brasil não foi resultado da bondade do Império. Essa conquista foi resultado do engajamento popular contra essa instituição. Se na primeira metade do século XIX as discussões concentravam-se na abolição do tráfico humano, somente a partir de 1850 cresceram as pressões, no sentido de proibir a própria escravidão. Entenda a Abolição da Escravatura Brasileira:
1815
Em 1815, no Congresso de Viena, responsável por encerrar as Guerras Napoleônicas, um dos principais interesses de Portugal era adiar a abolição do tráfico, já que era a principal fonte de mão de obra no território brasileiro. Durante o Congresso, ficou acertado que o tráfico ficaria proibido ao Norte da Linha do Equador, garantindo a manutenção do transporte entre a África e o Brasil.
1822
Em 1822, houve a proclamação da Independência do Brasil, que só foi reconhecida por Portugal em 1825, com o auxílio da mediação inglesa. Como resultado da negociação trilateral, o recém independente Brasil renovou tratados de comércio que Portugal havia firmado com a Inglaterra, nos quais ficou estipulado o compromisso com o fim do tráfico até 1830.