SÃO LUÍS

Prefeitura acata decisão de lockdown e anuncia novas medidas no combate a covid-19

Segundo o prefeito Edivaldo Holanda Jr, São Luís terá novos hospitais de referência para pacientes com a doença

Reprodução

Na tarde desta sexta-feira (1), o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr, em entrevista concedida ao O Imparcial, afirmou que as prefeituras da Grande Ilha estão aguardando o decreto que será baixado pelo Governo do Maranhão que vai informar quais as normas a serem tomadas, para que assim os prefeitos possam agir nos municípios que foram decretados lockdown.

“A partir do momento em que o Governo do Estado baixar o decreto, nós, prefeitos da ilha, teremos a clareza de como iremos atuar na fiscalização dessa medida”, disse.

Segundo o prefeito, a decisão do lockdown corrobora com a questão da consciência, do isolamento social e do distanciamento social que vem sendo pregado pela Organização Mundial da Saúde em combate ao contágio e a disseminação do novo coronavírus.

Para Edivaldo, o lockdown, que também foi decretado em outros países como China e Itália, acontece porque o mundo não estava com a sua rede de saúde preparada para poder atender tantas pessoas ao mesmo tempo, e que, por isso, nesse momento as prefeituras e os governos têm procurado preparar a sua rede para os pacientes vitimas da covid-19.

Em São Luís, conforme o prefeito, a rede de saúde está funcionando normalmente com urgência e emergência e a prefeitura está agora trabalhando na reestruturação, no fortalecimento e aumento dos leitos para pacientes com coronavírus. No momento, a capital maranhense opera com cerca de 93 leitos, entre clínicos e de UTI.

Segundo Edivaldo, na semana que vem, o hospital 24h da zona rural será transformado em hospital de referência para atender pacientes da covid-19. Além disso, o prefeito também informou que a maternidade Nazira Assub passará a atender as vítimas de coronavírus. “Teremos um aumento nos leitos, sendo 25 da Nazira Assub e mais 22 do hospital da zona rural, e também estamos preparando as unidades mistas para transformar em referência, tendo um aumento de cerca de 120 novos leitos na capital maranhense”, afirmou.

Outra novidade será o Hospital da Criança, que consta com previsão de 20 novos leitos para atender as crianças vítimas do novo coronavírus.

Outras ações

Na semana que vem, o auxílio-renda estará sendo depositado para cerca de 12 mil famílias. “Nós vamos começar a entregar o auxílio-renda, que vem a beneficiar muitas famílias”, afirmou Edivaldo.

O prefeito também deixou claro que está sendo acompanhada a isenção da taxa de iluminação pública para quem consome até 220 kilowatts. Além disso, ressaltou que em relação aos moradores de ruas, a prefeitura está alojando grande parte no Castelão.

Edivaldo falou, ainda, que o kit-alimentação nas escolas será entregue pela prefeitura enquanto perdurar a suspensão de aulas das crianças nesse período de quarentena. “O kit-alimentação beneficia cerca de 22 mil famílias da rede”, finalizou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias