CORONAVÍRUS

Estudo feito com hidroxicloroquina mostra que a droga não traz benefício no tratamento da Covid-19

A droga não evitou que pacientes fossem parar no respirador e nem reduziu a taxa de mortalidade

Divulgação

Um estudo publicado na New England Journal of Medicine (NEJM), uma das mais conceituadas revistas de pesquisa médica do mundo, informou que não existe nenhum benefício da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, já que a droga não evitou que pacientes fossem parar no respirador e nem reduziu a taxa de mortalidade.

Até o momento a suposição de que cloroquina e hidroxicloroquina, com ou sem combinação com azitromicina, teriam ação terapêutica contra a Covid-19 é baseada em relatos de médicos e, até agora, não teve comprovação por qualquer estudo capaz de sobreviver à revisão por pares.

Um total de 1.376 pacientes com Covid-19 atendidos pelo Hospital Presbiteriano, da Universidade de Columbia, em Nova York, participaram do estudo. A pesquisa foi observacional, isto é, os cientistas não realizaram experimentos específicos com a droga e sim avaliaram o resultado do tratamento com elas administrado por médicos do hospital.

Dos 1.376 pacientes, 60% receberam hidroxicloroquina por cinco dias e não apresentaram qualquer vantagem em relação aos pacientes que não tomaram a droga.

Um estudo global da OMS, chamado Solidariedade, deve trazer mais dados sobre essa droga e outras testadas contra o coronavírus.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias