Dia do automóvel: Mitos e verdades sobre a manutenção do seu veículo
Saiba mais sobre o seu carro
O dia 13 de maio não é marcado somente pela Abolição da Escravatura Brasileira e o dia de Nossa Senhora de Fátima, comemora-se hoje também o Dia do Automóvel ou Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem.
Leia também:
- Confira simpatia para o dia de Nossa Senhora de Fátima
- Saiba como ocorreu a Abolição da Escravatura Brasileira
Várias são as teorias do motivo de celebração dessa data, que foi criada em 1934 por Getúlio Vargas, que assinou o Decreto no 24.224, de 11 de maio de 1934.
Uma das versões diz que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen. Outra versão é de que a data comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio brasileiro. Já uma terceira hipótese é a abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, com cerca de 66 quilômetros, que foi inaugurada em 13 de maio de 1926.
Por isso, em homenagem a esse dia, separamos alguns mitos e verdades sobre a manutenção do seu veículo. Veja:
O motor deve ser aquecido em dias frios
Mito. Por conta da injeção eletrônica essa prática caiu em desuso nos modelos de automóveis mais novos. Graças a ela e à maior eficiência das atuais bombas de óleo e combustível, a lubrificação do sistema e a dosagem da mistura de ar e combustível já estão programadas automaticamente para a próxima partida. Atualmente, o motor deve ser aquecido com o carro em movimento.