NOTÍCIA BOA

Vacina contra o coronavírus será testada no Reino Unido a partir de quinta-feira

Pesquisadores acreditam que a produção em larga escala pode estar em andamento já em setembro – cerca de nove meses após a descoberta do novo vírus-.

Divulgação

(Foto: Divulgação)

As tentativas em combater o coronavírus não cessam pelo mundo e pesquisadores estão cada vez mais empenhados em descobrir a cura. Em meio a tantas notícias negativas, o  secretário de saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou, que uma vacina contra o novo coronavírus, foi desenvolvida pela Universidade de Oxford, que pode ter  80% de chance de sucesso.

A vacina de Oxford, chamada ChAdOx1 nCoV-19, é fabricada a partir de um vírus inofensivo do chimpanzé, que foi geneticamente modificado para transportar parte do coronavírus .

Os testes em humanos devem começar na quinta-feira (23), anunciou o secretário. Um membro da equipe de Oxford disse que, se os testes forem bem-sucedidos, milhões de doses da vacina poderão estar disponíveis para uso até setembro deste ano, em um avanço que potencialmente sinalizaria o início do lento surgimento da cura de um surto que já matou 175.000 pessoas no Reino Unido e causou danos econômicos devastadores em todo o mundo.

Foram investidos 20 milhões de libras para financiar os ensaios clínicos da Oxford, bem como 22,5 milhões de libras ao Imperial College London por sua pesquisa de vacinas contra o coronavírus.

Apesar de um tempo normal de desenvolvimento de 18 meses ou mais para uma vacina, os pesquisadores de Oxford, liderados pela professora Sarah Gilbert, acreditam que a produção em larga escala poderia estar em andamento já em setembro – cerca de nove meses após a descoberta do novo vírus na cidade chinesa de Wuhan -.

O foco agora será investir na capacidade de fabricação, de modo que, se a vacina de Oxford funcionar com segurança, ela será disponibilizada ao público do Reino Unido “o mais cedo possível humanamente”.

Mais de 70 vacinas estão em desenvolvimento em todo o mundo, mas – junto com os EUA e a China – o Reino Unido se tornará um dos poucos que estão realizando testes em humanos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias