COVID-19

Vacina contra coronavírus é testada com sucesso em macacos

Os resultados, no entanto, ainda precisam ser validados pela comunidade científica

© REUTERS/Thomas Peter/Direitos Reservados

Nesta sexta-feira (24), o laboratório chinês Sinovac Biotech anunciou que uma vacina experimental “protegeu amplamente” um grupo de macacos contra o novo coronavírus pela primeira vez.

Usando patógenos inertes do vírus que causa a Covid-19, a vacina foi ministrada em oito macacos Rhesus, que depois foram contaminados artificialmente, de acordo com os resultados do estudo, publicado pelo gigante farmacêutico Sinovac Biotech.

O laboratório afirmou que a vacina foi ministrada em oito macacos Rhesus. Quatro deles receberam ela em alta dose e não tinham vestígios do vírus nos pulmões sete dias após a contaminação. Já outros quatro macacos, que receberam a mesma vacina, porém em doses mais baixas, apresentaram maior carga viral no corpo. Contudo, este grupo também conseguiu resistir à doença.

Os resultados, no entanto, ainda precisam ser validados pela comunidade científica. É bom lembrar que para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas, passando por testes pré-clínicos, que podem ser in vitro ou em animais; e depois para os ensaios clínicos. Estima-se que uma vacina eficaz levará entre 12 e 18 meses para ser produzida.

A Sinovac iniciou testes clínicos dessa mesma vacina em seres humanos em 16 de abril. Consultado pela AFP, o laboratório não quis fazer comentários.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias