COVID-19

Você sabe o que significa o lockdown? Entenda por que essa pode ser a forma de conter a pandemia

Caso o sistema de saúde não consiga atender toda demanda de pacientes com covid-19, essa é a alternativa para tentar conter a evolução da pandemia

Divulgação

Com o aumento dos casos confirmados do novo coronavírus no Maranhão, o juiz Douglas de Melo Martins da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís decretou nesta quinta-feira (30) o ‘lockdown‘ (bloqueio total) em quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís, pelo prazo de dez dias, a partir do dia 5 de maio.

Assim, os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa terão todas as atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde suspensas, com exceção de serviços de alimentação, farmácias, portos e indústrias.

Porém, você deve estar se perguntando: Mas o que significa LOCKDOWN?

O termo ‘lockdown’ significa confinamento, que consiste em fechar praticamente tudo, com exceção das farmácias, supermercados e hospitais. Caso o sistema de saúde já não consiga atender toda demanda de pacientes diagnosticados, essa é a alternativa do governo para tentar conter a evolução da pandemia. É uma especie de toque de recolher, só que bem extremo.

As pessoas passam a ser recomendadas ou até obrigadas a permanecerem em suas residências, para evitar aglomerações e diminuir a disseminação da covid-19. Uma das maiores consequências disso é a paralisação da economia e o crescimento do desemprego, já que os empresários vão começar a reduzir custos.

Colocando na realidade do Maranhão, a necessidade do lockdown ocorreu por conta do crescimento do número de casos de covid-19. De acordo com os dados, o número de casos confirmados subiu para 3.506, sendo 204 óbitos. Ainda de acordo com a SES, também foram registradas 784 pessoas recuperadas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias