TESTE EM FARMÁCIA

Paciente precisa ter sintomas há pelo menos 8 dias para testar covid-19 em farmácia

A instrução segue a recomendação do Ministério da Saúde e os parâmetros estabelecidos pela Anvisa nesta semana

Reprodução

A Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) disponibilizou nessa quarta-feira (29) um protocolo clínico de atendimento ao paciente que instrui a aplicação dos testes somente em pessoas cujos sintomas compatíveis à covid-19 tenham se iniciado há pelo menos 8 dias.

As medidas do protocolo buscam evitar os resultados falso-negativos, já que os testes rápidos, aqueles feitos com uma gota de sangue, não são totalmente confiáveis. A instrução segue a recomendação do Ministério da Saúde e os parâmetros estabelecidos pela Anvisa nesta semana.

O teste precisará ser feito em local arejado e não há necessidade de jejum para realização. O responsável pela realização do testes e atendimento ao paciente será o farmacêutico. Ele precisará fazer uma triagem para checar a caracterização dos sintomas condizentes com síndrome gripal e indicação do teste.

Esses sintomas incluem, conforme o documento, “quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória”.

Dependendo do resultado do teste, que costuma sair em 20 minutos, o paciente deverá ser encaminhado para atendimento médico, dependendo da gravidade do caso. De acordo com a avaliação de sintomas e grupos de risco, o paciente deve ser encaminhado imediatamente.

Com informações do Gizmodo Brasil

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias