SAÚDE

Dia de Conscientização do Autismo, quais os sinais para procurar um especialista

Ter dificuldade em se relacionar com outras crianças e preferir ficar só são comportamentos a serem observados

A peça de quebra cabeça representa a complexidade do autismo e seus diferentes espectros que se encaixam formando o TEA (Foto: Reprodução)

O dia 2 de abril se tornou oficialmente o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em 18 de dezembro de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A data foi criada com objetivo de propagar informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que ainda cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo.

Os transtornos do espectro autista (TEA) englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, mas têm em comum uma limitação na comunicação ou interação social, além de um comportamento restritivo e repetitivo.

Para efeitos legais, os autistas são considerados pessoas com deficiência. De acordo com a Lei nº 12.764/12, é direito da pessoa com TEA o acesso a ações e serviços de saúde, incluindo identificação precoce, atendimento multiprofissional, terapia nutricional, medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.

SINAIS

Para saber se uma criança pode ser diagnosticada com TEA, os pais podem observar as seguintes características, que podem se apresentar em conjunto ou isoladamente:

Dificuldade na interação social
  • A criança não olha nos olhos das outras pessoas, mesmo quando alguém fala com ela estando bem próximo;
  • Dá risos e gargalhadas inadequadas ou fora de hora, como durante um velório ou uma cerimônia de casamento ou batizado, por exemplo;
  • Não gosta de carinho ou afeto e por isso não se deixa abraçar ou beijar;
  • Tem dificuldade em se relacionar com outras crianças e por isso prefere ficar sozinha do que brincar com elas;
  • Repete sempre as mesmas coisas, brinca sempre com os mesmos brinquedos.
Próxima »1 / 4
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias