SAÚDE

Neste Dia da Mentira, veja 10 notícias falsas sobre o coronavírus

É necessário ter uma atenção especial neste 1° de abril por conta do cenário de pandemia do novo vírus

Dia da Mentira, Dia dos Tolos (de abril), ou Dia dos Bobos, vários são os nomes para essa data que tem o objetivo de pregar peças nas pessoas com mentiras. A data surgiu em meados de 1560, no reinado de Carlos IX.  Na época, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. Porém, em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro.

Vários franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciava em 1° de abril. Por isso, as pessoas que aceitaram o novo calendário começaram a zombar dos que resistiam à troca da data, através de várias brincadeiras, como enviar convites falsos para festas de Ano Novo e presentear com coisas inusitadas no dia 1ª de abril. Surgiu então o Dia da Mentira.

Porém, neste dia 1° de abril, é necessário ter uma atenção especial por conta do cenário de pandemia do novo coronavírus. Ao longo dos últimos dias muitas notícias falsas têm sido compartilhadas nas redes sociais, causando um certo pânico. Por isso, neste dia da mentira, a equipe do Imparcial reuniu as 10 principais fake news sobre o novo coronavírus.

“Vitamina C + zinco e vitamina D ajudam a combater o vírus”

Muito foi circulado pelas redes sociais de que que a ingestão de alimentos ricos em vitamina C e zinco poderia prevenir a infecção. Além disso, também era informado que pessoas com pouca vitamina D estariam mais propensas a contrair o vírus.

Em relação à isso, saibam que não existe nenhuma  comprovação científica de que alguma vitamina poderia ajudar a prevenir a Covid-19 e não há recomendação por parte do Ministério da Saúde para a ingestão dessas substâncias para prevenção ou tratamento da doença.

Próxima »1 / 11
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias