Jovem cria máscaras transparentes para ajudar surdos na leitura labial
Ashley é estudante de um curso para pessoas com surdez e problemas de comunicação, na Eastern Kentucky University
A pandemia do novo coronavírus ocasionou uma crise de saúde que afetou boa parte da população. Nesse momento, a falta de suprimentos médicos é um dos pontos mais críticos, principalmente quando se trata de máscaras hospitalares.
Por isso, máscaras caseiras começaram a ser feitas com objetivo de ajudar as pessoas a se prevenir da covid-19 e também de outras doenças. Porém, acessibilidade se torna um assunto complicado na questão das máscaras porque elas acabam tapando a boca.
Pensando nisso, a americana Ashley Lawrence, de 21 anos, desenhou máscaras especiais, com uma transparência na boca, para que pessoas com deficiência auditiva pudessem fazer a leitura labial normalmente.
A jovem, que também está de quarentena, é estudante de um curso para pessoas com surdez e problemas de comunicação, na Eastern Kentucky University. Sua mãe foi quem a convenceu a elaborar as máscaras e a ajudante principal.
De acordo com Ashley, o acessório foi feito inicialmente com os lençóis que tinham em sua casa, aproveitando o tecido. Já o plástico, elas também tinham guardado e souberam aproveitar.
A máscara adaptada é distribuída gratuitamente. Em menos de dois dias, a universitária recebeu dezenas de pedidos de seis estados diferentes.