ALERTA

Golpe: Free Fire não está dando prêmio nenhum

A empresa de antivírus Kaspersky identificou um crescimento de 124% nos ataques de phishing em plataformas móveis durante o isolamento social

Reprodução

Em grupos do WhatsApp está sendo disseminado um novo golpe que promete prêmios diários no jogo Free Fire. Cuidado! Não existe prêmio algum com os diamantes (moeda virtual do jogo), de acordo com a Kaspersky.

A empresa de antivírus identificou um crescimento de 124% nos ataques de phishing (maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar você a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias) em plataformas móveis durante o isolamento social.

Os especialistas de segurança da empresa identificaram agora um golpe usando um dos mais populares jogos online da atualidade para exibir propaganda e disseminar um software malicioso que faz com que os usuários de computadores acessem sites infestados por vírus.

A mensagem afirma que, durante o período de isolamento social, a empresa desenvolvedora do jogo está dando 1 mil diamantes (que são as moedas ou dinheiro usados para comprar itens no jogo) e passes gratuitos que oferecem itens para o jogador utilizar no game. Contudo, os benefícios não são verdadeiros e só servem para fazer a pessoa clicar no link de phishing.

Nos testes realizados pela equipe de especialistas de segurança da Kaspersky, foram encontradas páginas que exibem anúncios, pedidos de participação em pesquisas online (geração de trafego) e scareware. No fim, o golpe pede para a vítima compartilhar a “promoção” com dez contatos via WhatsApp.

Nos testes que a Kaspersky realizou, não foi possível concluir o processo carregando o suposto benefício na conta do jogo. O golpe fica mostrando uma mensagem dizendo que ainda falta compartilhar a mensagem com cinco contatos. Como o WhatsApp não permite mais o envio de mensagem para mais de cinco contatos por vez, é possível que este seja o fim do golpe. Algo bom para os jogadores, pois em nenhum momento é pedido a credencial de acesso do jogo.

Para evitar ser vítima, a Kaspersky faz 5 recomendações:

  1. Suspeite sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito ou estranho;
  2. Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos, antes de clicar neles. Além disso, verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink;
  3. Verifique se a notícia é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização – ou os perfis nas redes sociais;
  4. Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não insira informações pessoais;
  5. Use soluções de segurança confiáveis para proteger seus dispositivos.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias