COVID-19

Edital vai investir R$ 24,5 milhões em projetos de combate ao coronavírus

Até o momento, 25 propostas foram selecionadas

(foto: Fiocruz Imagens/Divulgação)

Projetos que sugerem uso de inteligência artificial para detectar pessoas febris e uma triagem remota de pacientes estão entre os dez escolhidos na 3ª seleção de categoria financiada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O Edital de Inovação para a Indústria já selecionou 25 projetos da categoria Missão Covid-19, que vão receber R$ 24,5 milhões aportados por Senai, Embrapii e ABDI. Na terceira etapa, foram escolhidas 10 propostas destinadas a prevenir, diagnosticar e tratar os efeitos do novo coronavírus. 

Entre os aprovados está projeto da empresa Opto, de desenvolvimento de uma plataforma de software de visão computacional e inteligência artificial para a detecção a distância de pessoas febris. A empresa Novus foi outra selecionada, com projeto que busca reduzir a contaminação de profissionais de saúde durante a triagem de pacientes em centros de saúde. 

Outra solução escolhida é o desenvolvimento de um revestimento antiviral de fácil aplicação, por meio de spray, baseado em nanopartículas de prata. O revestimento poderá ser aplicado em superfícies como maçanetas de portas, puxadores de armários, mesas e bancadas, balcões de atendimento, corrimões de escadas e corredores, entre outros. O projeto foi apresentado pela TNS Nanotecnologia e pela Paumar (WEG Tintas) e será realizado em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, em Curitiba.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias