APROVEITE

Dia Internacional da Dança: Veja uma programação especial para esse dia

Várias companhias do setor da dança quiseram festejar a data com iniciativas que podem ser desfrutadas nas plataformas digitais

Comemorado anualmente em 29 de abril, o Dia Internacional da Dança, também conhecido como Dia Mundial da Dança, é destinado a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem.

A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura escolheu o dia 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época

Por conta da pandemia da covid-19, o isolamento social mantém as pessoas dentro de suas casas, mas nem por isso elas vão ficar sem dança nesse dia especial! Várias companhias e outras entidades do setor da dança quiseram festejar a data com iniciativas que podem ser desfrutadas nas plataformas digitais, como a Companhia Nacional de Bailado (CNB), a Culturgest, a Companhia de Dança de Almada, a Artemrede, entre outras. Veja:

Companhia Nacional de Bailado (CNB)

A CNB comemora o dia do nascimento do criador do bailado moderno e autor da obra teórica “Lettres sur la Danse”, no quadro da programação #FicarEmCasaNaNossaCompanhia, com propostas desde espetáculos, contacto com os bailarinos e o seu quotidiano desde casa, propostas de outras instituições congéneres, ou até mesmo desafios para crianças e adultos. 

Ao longo do dia, estará disponível no ‘site’ da CNB o filme de Cláudia Varejão “No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos”, um documentário estreado em 2016, que percorre os bastidores da companhia.

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias