CORONAVÍRUS

Caso de Covid-19 ocorrido em janeiro foi em 25 de março, diz Ministério da Saúde

Governo federal havia divulgado nessa quinta (2) que a primeira morte por coronavírus no Brasil tinha sido em 23 de janeiro

Reprodução

Nesta nesta sexta-feira (3), o Ministério da Saúde, em nota, corrigiu a informação que havia divulgado nessa quinta (2) de que a primeira morte por coronavírus no Brasil havia sido em 23 de janeiro.

De acordo com o Ministério, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que a conclusão da investigação do possível primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi de que a informação de início dos sintomas aconteceu em 25/3/2020 e não em 23/1/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados.

Ao ser questionado sobre quem teria cometido este erro, o Ministério da Saúde disse: “Informamos que o erro foi por parte da SES-MG, que é responsável por cadastrar as notificações no sistema”. Já a Secretaria de Estado da Saúde disse apenas que apura o ocorrido.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a descoberta é resultado de uma “investigação retroativa”dos pacientes internados com quadros de síndrome respiratória aguda grave.

No Brasil, o primeiro caso positivo de coronavírus havia sido anunciado em 26 de fevereiro: um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e que esteve na Itália. Quando o caso foi confirmado à época, já havia outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas descartadas. Ao contrário da mulher de Minas Gerais, o empresário de São Paulo não chegou a ser internado e conseguiu se curar da doença.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias