Bateria estufada: saiba como evitar e o que fazer
Esse problema pode fazer com que seu smartphone desligue sozinho
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2020/04/dfsadfsa.jpg)
Reprodução
Se em algum momento você percebeu que a bateria do seu celular estava “estufada”, ou seja, maior do que realmente deveria estar, é importante estar atento a situação. Esse problema pode afetar diretamente o funcionamento do celular, fazendo com que muitas vezes o smartphone desligue sozinho ou tenha um baixo desempenho.
Alguns indicativos de bateria inchada são: mancha branca no visor do celular, que aparece por conta da pressão no visor de dentro para fora, leve separação entre o display e o corpo que o smartphone pode apresentar, e, em casos mais graves, até mesmo mau cheiro.
Por que acontece?
O estufamento da bateria acontece quando o composto químico presente nela, chamado de Li-Ion, entra em contato com o oxigênio, que o oxida e causa a expansão de todos os componentes da bateria, obrigando suas paredes a se dilatarem a fim de comportá-los.
O que fazer
O principal procedimento quando se tem uma bateria inchada, é trocá-la imediatamente. A recomendação é desligar o celular, se possível colocá-lo em um recipiente à prova de fogo e levar o smartphone à assistência técnica o quanto antes. Lembrando que é muito importante que o descarte desse material seja feito no local correto, pois pode apresentar riscos ao ser jogado fora como lixo comum.
Também é recomendado verificar se o carregador utilizado é o modelo ideal para o smartphone, além de consultar a tensão e amperagem correta para realizar uma carga segura.
Como evitar uma bateria estufada
- O primeiro passo é carregar seu dispositivo da maneira correta, com pequenas cargas durante o dia. Mantenha sempre o nível de energia entre 20 e 80%, pois dessa maneira a célula não trabalhará com extremos e terá um ciclo bem maior;
- Evite usar fontes de alimentação de baixa qualidade. Jamais carregue seu smartphone em lugares com variação de tensão, um carregador falso ou de baixa qualidade. Além de comprometer a vida útil da bateria, essas práticas podem causar seu estufamento. Busque utilizar sempre carregadores que venham acompanhados de certificações de seu fabricante;
- Não use o smartphone ou tablet enquanto ele está carregando. Embora essa prática seja frequente, ela também não é recomendada. Isso porque o uso do dispositivo enquanto ele está conectado à uma fonte de energia pode superaquecer sua bateria, que trabalha muito mais para alimentar a tela, o processador e, ao mesmo tempo, recarregar o aparelho.