INTERNET

5 dicas de como melhorar o sinal do Wi-Fi durante a quarentena

Ter uma boa rede sem fio é importante, principalmente nesse período de isolamento social

Divulgação

Devido à pandemia do novo coronavírus, a indicação do Ministério da Saúde é que as pessoas fiquem dentro de suas casas. Por isso, grande parte da população está trabalhando de home office, precisando de uma internet rápida para conseguir trabalhar da melhor forma. Além disso, crianças e jovens também utilizam a internet para entretenimento, precisando também de velocidade.

Por conta disso, a equipe do O Imparcial reuniu algumas dicas de como melhorar o sinal da sua rede sem fio em casa. Veja:

Monitore os dispositivos conectados

Muitas vezes várias pessoas estão conectadas ao mesmo também em uma rede sem fio. Por conta disso, seu Wi-Fi pode ficar mais lento, tendo um desempenho instável. É recomendado então que você acompanhe quantos aparelhos utilizam essa internet ao mesmo tempo. Para descobrir se tem alguém no seu Wi-Fi, acesse o menu de configurações do roteador pelo navegador, com o IP indicado pela fabricante do dispositivo. Caso você não consiga fazer isso, mudar a senha também é uma boa opção.

Escolha um local adequado para o seu roteador

A melhor estratégia de onde colocar o roteador Wi-Fi é em um lugar alto, pois assim o sinal se expande para baixo e para os lados e ele fica livre de objetos ao redor. Já que o sinal se espalha por todas as direções, o mais indicado é colocá-lo no centro do cômodo. Outro ponto importante é instalá-lo no cômodo da casa onde mais irá utilizá-lo.

Não use o microondas

Isso mesmo que você leu! Mesmo sem funções smart, o microondas emite ondas que podem interferir nas frequências de rádio do roteador, principalmente se o mesmo atuar apenas na faixa de 2,4 GHz. Para ter um desempenho mais adequado, procure evitar utilizar o microondas por períodos muito longos quando estiver no Wi-Fi.

Reinicie seu roteador com frequência

Algumas vezes o roteador pode travar por causa do aquecimento. Por isso, reiniciá-lo manualmente com frequência é bastante recomendado. Uma das sugestões é mantê-lo desligado durante períodos que ninguém costuma acessar a internet. Assim vocês poderá melhorar a transmissão de sinal de seu roteador assim que você ligá-lo novamente, além de garantir maior vida útil ao seu equipamento.

Teste sua conexão

Aferir se a velocidade contratada junto à operadora está sendo entregue é importante para saber se vai ter um bom desempenho na conexão ao utilizá-la. Em períodos em que mais usuários estão conectados ao mesmo tempo, as redes podem ter alguma instabilidade. Mas, de qualquer forma, existe uma margem mínima de banda que deve ser entregue sempre.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias