Deputado Yglésio pede que governo aumente para 40% insalubridade de profissionais do SUS
A mesma sugestão foi protocolada para o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PDT) e para o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão
A linha de frente do combate ao novo coronavírus são os profissionais de saúde. Do porteiro das unidades de saúde aos médicos, os profissionais estão executando o Plano Estadual de Contingência para evitar um avanço agressivo do Covid-19 no Maranhão.
A insalubridade que esses profissionais estão submetidos aumentou. O deputado estadual Dr. Yglésio (Pros), que é médico, protocolou que o Governo do Estado aumente para 40% o adicional de insalubridade de todos os profissionais do SUS, durante 60 dias e prorrogável por mais 30 dias.
“Protocolamos ao Governador Flávio Dino e ao Secretário Carlos Lula para que seja aumentado, durante período de 60 dias, prorrogável por mais 30 dias, o adicional de insalubridade dos profissionais do SUS, para 40% durante o combate da epidemia do coronavírus.”, disse o deputado a’O Imparcial.
A mesma sugestão foi protocolada para o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PDT) e para o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier.
Contaminação
Em outros lugares do Brasil, a grande reincidência de profissionais de saúde contaminados pelo novo coronavírus foi notada. Nesta semana, em Belo Horizonte (MG), pai e filho, um ortopedista, com idade não revelada, e seu filho, infectologista, de 35 anos, testaram positivo para o novo coronavírus.
No Rio de Janeiro (RJ), o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) testou positivo um nefrologista de 65 anos. Horas depois do UOL confirmar o caso, a direção do Hospital ratificou que dois médicos da unidade também foram confirmados com a doença.
O deputado Dr. Yglésio (PROS) entende que o risco eminente tem que ser levado em conta neste momento. “Tal medida se faz necessária porque a própria exposição repetida ao coronavírus aumenta o custo de vida desses profissionais em suas casas e com suas famílias.”, justificou o médico ao explicar que o adicional de insalubridade se estende para todos os profissionais de uma unidade de saúde. O objetivo da proposição é garantir a valorização profissional e financeira aos profissionais da ponta do sistema.