QUEDA DE CABELO

Quais são os primeiros sinais da calvície em homens?

A alopecia androgenética é uma condição determinada geneticamente e frequente na população

Reprodução

Fios de cabelo mais finos, diminuição do volume capilar, aparecimento de entradas na parte superior da cabeça e couro cabeludo ficando progressivamente mais aberto. Esses são os primeiros sinais da calvície, também conhecida como alopecia androgenética. Nas mulheres, a queda de cabelo também pode estar associada à irregularidade menstrual, à acne e ao aumento de peso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a alopecia androgenética é uma condição determinada geneticamente e frequente na população. Os primeiros sinais podem aparecer já na adolescência, mas o problema só fica mais evidente por volta dos 40 ou 50 anos.

A rapidez no diagnóstico e no tratamento, começando logo nas primeiras fases, é fundamental para os melhores resultados no combate a calvície. A calvície provoca uma mudança na textura dos fios, eles ficam mais finos. Por isso, o tratamento deve ser iniciado sempre nos primeiros sinais ou até antes, naqueles casos que existe história familiar.

Uma vez que o folículo capilar se miniaturiza (processo de afinamento dos fios), é difícil reverter a calvície, mas o tratamento pode frear a progressão do quadro. Existem tratamentos tópicos, sistêmicos e aplicações no couro cabeludo com os quais conseguimos bloquear a progressão da alopecia androgenética e melhorar a qualidade do fio, ganhando espessura.

Além do tratamento com medicações orais e tópicos, outros métodos podem auxiliar a recuperação de fios. “Hoje temos dispositivos com laser diodo e LED que aumentam a oxigenação do folículo e, assim, os ativos são melhor aproveitados. Ainda dispomos de aplicações como mesoterapia capilar e MMP (microinfusão de medicamentos na pele), que auxiliam o tratamento com resultados fantásticos”, cita a médica.

*Com informações do Cuidados Pela Vida

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias