CURIOSIDADE

Músicas agitadas podem aumentar efeitos de exercícios físicos

A música pode ajudar a pessoa a se distrair da fadiga e do desconforto e aumentar a participação no exercício

Reprodução

Grande parte das pessoas prefere ouvir suas próprias trilhas sonoras, com suas músicas animadas preferidas, para praticar exercícios. Isso porque as pessoas consideram que a agitação da música garante um “gás” a mais no treino. Esse hábito foi alvo de estudo de pesquisadores norte-americanos.

Em um experimento científico, eles constataram que ouvir canções com ritmo mais acelerado pode reduzir o esforço percebido envolvido na atividade física e aumentar seus benefícios. Os dados foram divulgados recentemente, pela revista Frontiers in Psychology.

De acordo com a pesquisa, o costume realmente gera benefícios ao organismo. A música pode ajudar o ouvinte a se distrair da fadiga e do desconforto e aumentar a participação no exercício.

Os pesquisadores se propuseram a investigar o efeito de uma trilha musical em um grupo de voluntárias enquanto elas realizavam exercícios de resistência (caminhada em esteira) ou exercícios de alta intensidade (leg press, um aparelho que exige maior esforço físico). Uma parte do grupo completou os dois tipos de sessões de exercícios em silêncio e outra, ouvindo músicas pop, de ritmos distintos.

Os cientistas também realizaram uma série de perguntas relacionadas à atividade física, como o esforço necessário para concluir os exercícios, e coletaram dados clínicos das participantes, como a frequência cardíaca — quanto maior a frequência, mais benéfica a atividade para a aptidão física. Foi possível perceber que ouvir música com um ritmo acelerado resultou em maior frequência cardíaca e menor esforço percebido, em comparação a não ouvir música. Isso significa que, para o voluntário, o exercício pareceu gerar menos esforço, mas foi mais benéfico em termos de melhoria da aptidão física.

Esses efeitos foram mais visíveis em voluntárias que completaram as sessões de exercícios de resistência, em comparação com o grupo de alta intensidade. Os pesquisadores esperam que os resultados forneçam uma maneira simples de melhorar os níveis de atividade física.

Mais estudos

Para os pesquisadores, a análise do efeito da música durante a prática de atividades físicas pode ser ainda mais ampla. Por isso, eles pretendem dar novos desdobramentos ao trabalho. No futuro, pretendem estudar os efeitos de outros recursos da música, como gênero, melodia e letra, na resistência e nos exercícios de alta intensidade.

Também devem ser estudadas a ligação de cada ritmo com um exercício específico. Pois, pode ser possível que, para cada tipo de atividade, uma determinada música cause maiores benefícios.

*Com informações do Correio Braziliente

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias