Ibama detecta 333 litros de óleo e notifica Vale e Polaris
O óleo vazou pelo porão do navio. Empresa sul-coreana Polaris afirmou que o vazamento não seja dos tanques de combustível.
Na sexta-feira (28), o Ibama informou que o volume de óleo visualizado próximo ao navio que está encalhado na costa da capital maranhense, o Stellar Banner, teria vazado 333 litros de óleo, o poluente se espalhou numa área de 0,79 km².
A quantidade de óleo foi calculada a partir de dados dos sensores de detecção da aeronave Poseidon, que fez um sobrevoo no local em que está o navio.
Leia também:
Aeronave detecta manchas de óleo ao redor do navio encalhado no Maranhão
Ainda de acordo com informações fornecidas pelo Ibama, o óleo vazou pelo porão da embarcação. O Ibama solicitou aos responsáveis da contenção de emergência que faça a dispersão mecânica do resíduo.
A empresa proprietária do navio, informou que acredita que o óleo detectado seja um “óleo morto” que estava no convés do navio e que os tanques de combustível estão intactos.
A empresa Polaris informou que está fazendo todos os esforços para eliminar qualquer potencial risco de vazamento de óleo. Uma equipe já está no local fazendo todo o monitoramento da situação.