COMEMORAÇÃO

Evento marca o Dia Nacional do Ministério Público

O evento também marcou o primeiro ano de funcionamento do CCMP e os 15 anos do Programa Memória Institucional.

Reprodução

O Ministério Público do Maranhão realizou, na manhã desta sexta-feira, 13, no Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público (CCMP), uma solenidade alusiva ao Dia Nacional do Ministério Público, comemorado em 14 de dezembro. O evento também marcou o primeiro ano de funcionamento do CCMP e os 15 anos do Programa Memória Institucional.

A celebração teve início com o hasteamento das bandeiras, feita pelo procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho; pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia Rocha, representando o governador Flávio Dino; e pela procuradora-geral de justiça no período de 1989 a 1994, Elimar Figueiredo de Almeida e Silva.

Em seguida, foi aberta a mostra Memorabília MP 2019, composta por quatro exposições: “35 anos da greve do MPMA pela edição da sua Lei Orgânica”, “Constituição Estadual do Maranhão, 30 anos”, “Abolição e República, 130 anos: visões e ações de Promotores do Maranhão oitocentista” e “O Programa Memória e o Memorial do MPMA, 15 anos”.

Na ocasião, Luiz Gonzaga Coelho também lançou um novo número do caderno MP Memória, comemorativo aos 15 anos do programa e ressaltou a conclusão dos últimos volumes da “Correspondência Ativa dos Promotores Públicos do Império, abrangendo o período de 1831 a 1892. A obra totaliza 4.100 páginas.

JORNALISMO

O segundo momento do evento foi a entrega do Prêmio MPMA de jornalismo aos vencedores. Esse ano, o prêmio teve o tema “O Ministério Público na indução de políticas públicas”. O coordenador de Comunicação em exercício, Eduardo Júlio Canavieira, afirmou que o prêmio tem o objetivo de valorizar o ofício dos profissionais de comunicação, “vilipendiado pelas fake news”. Para o jornalista é necessário que se valorize os profissionais guiados pelos regulamentos técnicos e pelo compromisso ético.

Na categoria Jornalismo Impresso, a vencedora foi Patrícia Cunha, autora da reportagem “Suicídio, é preciso falar”, publicada no jornal O Imparcial. A jornalista também ganhou a categoria Destaque. Patrícia Cunha parabenizou o Ministério Público pelo trabalho desenvolvido, ressaltando as muitas notícias recebidas pelos profissionais da imprensa, diariamente, sobre as ações da instituição em defesa da sociedade.

A jornalista, bicampeã do Prêmio MPMA de Jornalismo, também falou sobre a sua reportagem, escrita com base na atuação da Rede do Bem, capitaneada pelo Ministério Público do Maranhão. “A imprensa presta um serviço ao trazer informações que combatam a automutilação e o suicídio, fortalecendo a discussão sobre o tema”, afirmou.

Na categoria Radiojornalismo, o vencedor foi Borges Júnior, da Rádio Universidade FM, com a reportagem “Fraudes de precatórios do TJMA: operação do Ministério Público do Maranhão leva à prisão de servidores suspeitos de envolvimento no esquema”. Já a categoria Webjornalismo, foi vencida por Ed Wilson Araújo, autor da reportagem “Pirataria francesa: Polícia Civil apreende objetos históricos furtados de comunidades quilombolas no Maranhão”, no Blog do Ed Wilson.

O trabalho “Infância interrompida”, de autoria do aluno da Faculdade Estácio Carlos Eduardo Ramos, foi a vencedora na categoria Estudantes – Webjornalismo. Nas demais categorias não houve vencedores.

Sus­ten­tabilidade, cultura e homenagens

EQUIPE DO CENTRO CULTURAL, MEMBROS, SERVIDORES E ARTISTAS ESTIVERAM PRESENTES NA SOLENIDADE

A programação desta sexta-feira também teve a entrega do Prêmio MP Sustentável, que tem como objetivo reduzir o consumo de água e energia elétrica em todas as unidades do MPMA por meio de condutas ecologicamente equilibradas.

Os prêmios foram entregues pelo procurador-geral de justiça e pelo presidente da Comissão de Gestão Ambiental da instituição, o procurador de justiça Marco Antônio Anchieta Guerreiro.

Na categoria redução de energia elétrica, a primeira colocação ficou com a Promotoria de Justiça de Morros, seguida pelas promotorias de Montes Altos e Carutapera. A Promotoria de Morros também foi a segunda colocada em redução de consumo de água. A promotora de justiça Érica Ellen Beckman da Silva recebeu os prêmios. Em consumo de água, o terceiro lugar ficou com as Promotorias de Justiça de Caxias e a grande vencedora foi a Promotoria de Pindaré Mirim.

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL

A solenidade teve prosseguimento com a homenagem aos servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão que receberam certificados em alusão aos 30 anos da Constituição Estadual maranhense, promulgada em 1989.

A homenagem faz referência ao trabalho dos servidores que participaram desse momento histórico, contribuindo para a consolidação da constituição. Os homenageados foram os servidores Bráulio Nunes de Sousa Martins e Maria Vitória da Silva Cirino.  Os certificados foram entregues pelo procurador-geral de justiça.

CENTRO CULTURAL

O aniversário de um ano do Centro Cultural do Ministério Público (CCMP) teve destaque na programação. O equipamento cultural é um espaço de produção e difusão das artes e cultura, envolvendo ações institucionais nas áreas de meio ambiente, educação, infância e juventude, probidade administrativa, direitos humanos, saúde, idoso e pessoas com deficiência, criminal e consumidor.

“O Centro Cultural também tem por objetivo dar visibilidade ao trabalho do Ministério Público com base no planejamento estratégico e na convergência de ações culturais que contribuam na aproximação com a comunidade”, afirmou o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Raimundo Nonato Leite Filho.

Em seguida, foi exibido um vídeo institucional sobre a trajetória de um ano do espaço cultural.

A solenidade contou com a entrega do certificado “Amigo do Centro Cultural do MPMA”, que condecora a atuação dos membros, servidores e artistas que participaram de forma voluntária das atividades no primeiro ano do CCMP.

A analista ministerial Márcia Montenegro recebeu o certificado representando todos os servidores da instituição. “O Centro Cultural apresenta-se como agente mediador e agente de transformação, estabelecendo ligações marcantes com a sociedade.”

Na avaliação da promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Gabriele Gadelha, que representou todos os membros do MPMA, o Centro Cultural apresenta uma proposta inovadora ao valorizar o diálogo com as pessoas promovendo educação e cidadania. “Fazer a sociedade acreditar no diálogo e reconhecer seus direitos, por meio da arte, é reafirmar que a necessidade de cultura é inerente ao ser humano”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias